Curiosidades de Londres: The Fourth Plinth

A Trafalgar Square é uma das principais praças de Londres. 

Lá acontecem festas, manifestações, artistas de rua se apresentam e ainda tem a National Gallery , uma galeria de arte fantástica, com mais de 2000 obras desde o século XIII até o XX.

trafalgar-square-sunday-morning
Para encontrar a praça vazia assim, só aos domingos bem cedinho!

A praça tem algumas estátuas, com destaque para o Almirante Nelson, o herói da Batalha de Trafalgar – daí o nome da praça – e os famosos leões.

Há 4 pedestais e em 3 deles estão expostas estátuas de 2 generais do exercíto britânico e do rei George IV.  E o que tem no quarto pedastal?

O Fourth Plinth (quarto pedestal), na Trafalgar Square, foi construido em 1841 para abrigar a estátua do rei William IV.

Mas a verba acabou e ele permaneceu vazio até 1999, quando se tornou local de destaque para obras de arte contemporâneas.

O  primeiro trabalho exibido foi “Ecce Homo”, de Mark Wallinger.

la-trb-trafalgar-square-statues-20141230-003
Foto Neil Munns / Associated Press

Cada obra fica exposta de 12 a 18 meses, e já incluíram o corpo nu da artista deficiente Alison Lapper, grávida, esculpido por Marc Quinn, uma estátua de cera do jogador de futebol David Beckham e, mais recentemente, um galo azul!

EPA
Hahn/Cock by Katharina Fritsch – Photo EPA

Expor arte moderna em uma praça histórica, em frente à galeria de arte mais famosa de Londres, não é uma tarefa fácil e muitos trabalhos foram alvos de críticas.

Mas essas esculturas acabam se tornando parte da paisagem assim como Nelson e os leões!

2015-15-9--07-40-39

Em março de 2015 foi inaugurada a escultura “Gift Horse”, de Hans Haacke, um tributo ao economista Adam Smith e ao pintor inglês George Stubbs. 

IMG_8023

Na pata do cavalo tinha um laço eletrônico mostrando os números do mercado financeiro, fazendo uma conexão entre poder, dinheiro e história.

IMG_8026

 Dá um joinha

“Really Good” , a nova escultura de David Shrigley, foi instalada dia 29 de setembro de 2016 – um dedão de bronze com  7 metros de altura.

O que ela significa? Talvez  incentivar um pouco de otimismo, dizer que “tá tudo jóia”… mas fica a pergunta no ar: isto é arte?

photogrid_1476081978722

O Inimigo Invisível

Em março de 2018 uma nova estátua chegou ao pedestal: “The Invisible Enemy Should Not Exist” do artista iraquiano/americano Michael Rakowitz.

The Invisible Enemy Should Not Exist
A estátua representa a divindade protetora Lamassu, uma espécie de touro alado, que guardava a entrada do portão Negral de Nineveh (atual Mosul), no Iraque, desde 700 AC até ser destruída pelo Estado Islâmico em 2015.

Feita com 10500 latas vazias de xarope iraquiano, o mais novo monumento do projeto representa a proteção das pessoas que vivem, trabalham e visitam Londres.

national gallery and fourth plynth

Existem propostas para uma estátua permanente no local e as opções mais debatidas são Nelson Madela, Margaret Thatcher e da própria rainha Elizabeth II.

Vem passear comigo em Londres!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações sobre passeios guiados com guia brasileria e roteiros personalizados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.