5 Coisas que eu não gosto em Londres

15 comentários

Me pediram pra fazer uma listinha de coisas que eu não gosto em Londres.

Claro que é um lugar fantástico, que oferece muito em termos de cultura, turismo e diversão, além da beleza de seus parques e do contraste do velho com o novo na arquitetura.

dscf2516
The Shard, um dos prédios mais modernos de Londres e a Southwark Cathedral, a catedral mais antiga da cidade!

Porém, como toda cidade grande e cosmopolita, aqui não é o paraíso, tem muitos defeitos e  os que mais me irritam são:

1 – A escuridão do inverno

A temperatura baixa não me incomoda, até gosto e prefiro do que sentir calor porque suo muito! Mas, pra mim, o problema do frio em Londres não é que ele dura mais de 6 meses (do meio de outubro ao começo de abril, as vezes mais, já vi nevar na primavera)  é que os dias são bem mais curtos.

Waterloo Sunset em janeiro-01
“Waterloo Sunset is fine” – pôr do sol visto da ponte de Waterloo, janeiro de 2016 cerca de 3h30m da tarde.

Do final de novembro até fevereiro, amanhece depois das 8h e anoitece as 4h! As vezes você entra num supermercado as 3h30, dia claro e, meia hora depois, quando sai, está o maior breu! Dá uma certa deprê!

2 – Muita gente nas ruas

portobello-road-genta-na-rua
Portobello Road num sábado qualquer de Primavera…

Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo e está sempre muito cheia, em qualquer época do ano. Quando eu trabalhava no centro, era insuportável andar na rua, principalmente durante o Natal ou nas férias de verão! Eu não curto muito tumulto e me sinto até meio claustrofóbica no meio da multidão. Por isso me “entoco” nos fins de semana e feriados!

3 – Cheiro dos ônibus

Isso é um problema sério, ainda mais pra quem tem nariz sensível, como eu! O ônibus é mais barato que o metrô, por isso as pessoas de condição financeira menos favorável utilizam mais esse meio de transporte! Mas eu não estou dizendo que gente pobre, fede, pelamor, antes que alguém venha com “discurso politicamento correto”! Mas os casacos mais pesados têm que ser lavados na lavanderia, é meio caro então o povo passa décadas sem lavar!

onibus-e-cabine-telefonica-londres
Os ônibus vermelhos são um ícone de Londres e, tá, vai, nem todos fedem!

Além disso, tem muito indiano na cidade e eles têm um cheiro de curry impregnado no corpo, no cabelo, nas roupas. Mesmo que tomem banho todos os dias, o que não é o caso por aqui, o cheiro permanece!

4 – Pubs

The Old Bank PUB-01
Gosto de pub assim, vazio… (The Old Bank of England)

Uma das instituições mais amadas da Inglaterra! Mas eu não curto. No inverno são abafados pois o aquecimento fica ligado direto, no verão ficam super lotados, dentro e fora – aliás, quando a temperatura sobe um pouquinho, o povo se aglomera nas calçadas para beber e você tem que passar pelo o meio da rua, correndo o risco de ser atropelado.

gente bebendo na rua-01

Não tem nada pra comer a não ser amendoim e batata frita de saquinho. E, quando tem, é prato feito (muito bons) e não porções como a gente gosta no Brasil! Eu não bebo cerveja. Difícil ter vinho bom nos pubs mais tradicionais, acabo bebendo whiskey e sai muito mais caro! Eu gosto de conforto, me chama pra um barzinho legal, pra sentar numa mesa, beber e beliscar uns petiscos.

5 – Lixo nas ruas

Um outro problema bem sério muito por culpa da época das bombas do IRA (Exército Republicano Irlandês) que eram colocadas nas latas de lixo! Hoje em dia você já encontra lixeiras pela cidade, mas quando eu cheguei, mais de 20 anos atrás, não tinha nenhuma. Aí você junta a falta de educação do povo e a falta de limpadores de rua – no centro ainda tem uns carrinhos que passam limpando, mas nos bairros residenciais, principlamente nos que tem comunidades de países onde jogar lixo na rua faz parte da cultura, é muito raro você ver algum gari! E quando os caminhões de lixo passam piora porque qualquer coisa que caia na rua fica, eles não pegam de jeito nenhum! Já reclamei, mandei email com fotos, mas nunca deu em nada!

20160421_131010-01
As estações de metrô optaram por esse saco plástico que, além de ser mais fácil pra limpar, dá pra ver se alguém colocar uma bomba 😉

Enfim, problemas comuns de toda grande metrópole! Mas eu não troco morar aqui por nenhum outro lugar do mundo porque, como disse Samuel Johnson, “quem está cansado de Londres, está cansado da vida”!

10712992_366328976864041_433061278072103148_n

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

15 comentários em “5 Coisas que eu não gosto em Londres”

  1. Dos cinco pontos que tu listou, concordo com 4,5…hehehe…adoro o clima dos pubs!

    Uma coisa que eu nao gosto eh o calor que faz no tube (e em qualquer ambiente fechado) no verao. Eles estao preparados para o frio do inverno, mas nao para o calor do verao. Tu entra nos lugares e tem sempre aquele bafo quente.

    No mais, muito bom teu blog. Parabens!

    Curtido por 1 pessoa

  2. oi gostei de sua opniao sobre Londres, tive a mesma empressao sobretudo que moro em Luxemburgo um pais bem tranquilo! Mas Amo mesmo é o Brasil! Ali me sinto em casa em qualquer lugar!🇧🇷Em Londres gostei da arquitetura!Agora sobre a lixeira fiquei assustada ,uma cidade tao grande e nem um lixo😬realmente suja! Nao tenho saudades de Londres! So tenho saudades de meu filho que mora la!Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Márcia! Mesmo com essas coisas eu AMO Londres. O problema das lixeiras é por causa de bombas, mas hoje em dia até que se acha algumas. Porém devo confessar que os turistas deixam muito lixo pela cidade também! Quando vier visitar o filho, me avisa que a gente marca um café! E se ele não puder te levar pra passear e você quiser experimentar um dos meus passeios guiados, me manda email que te mando um orçamento com precinho camarada! Obrigada por comentar! Abraços

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.