Bairros de Londres: Wapping

19 comentários

Você pode morar a vida toda em Londres que vai ter sempre algum lugar novo pra conhecer!

Outro dia fui ao Encontro de Verão das meninas, organizado pela “prefeita” de Londres, Helô Righetto, do blog Aprendiz de Viajante. O encontro foi num pub bem legal, em um bairro que eu nunca tinha ido antes!

DSCF5770
Londres sendo Londres – vista do pub, Canary Wharf ao fundo.

Wapping  fica no leste da cidade, às margens do rio Tâmisa.

Originalmente povoado pelos Saxões, o nome significa, literalmente, “o lugar do povo de Wæppa”.

DSCF5726
Para chegar a Wapping, você pega o Overground até a estação de mesmo nome. Há também ônibus, dependendo de onde você esteja, ou então pode caminhar pela beira do rio, a partir de Canary Wharf ou St Katherine Docks 

Até meados do século XX, foi um cais, habitado por marinheiros, construtores de embarcações e representantes do comércio marítimo.

DSCF5738

DSCF5743

Após a II Guerra Mundial, a área entrou em decadência até que, na década de 80, um novo projeto  deu início à conversão dos armazéns abandonados em apartamentos de luxo, repaginando o local!

DSCF5731

DSCF5732
Ainda existem alguns prédios abandonados.

Antigas escadas dão acesso à margem do rio.

DSCF5754

DSCF5758
A maré estava bem alta, não deu pra ir até a margem do rio.

Quando a maré está baixa, pode-se caminhar por ali e até brincar de caça ao tesouro.

DSCF2947
Homem com detector de metais – esta foto é ilustrativa pois foi em outra parte do rio, em outro dia.

O pub que nós fomos é o The Prospect of Whitby, que dizem ser o mais antigo do riverside.  Na época de Herique VIII existia ali uma pousada.

DSCF5750

DSCF5752

Por 400 anos, até cerca de 1830, piratas condenados à morte eram enforcados no Execution Dock, nas margens do Tâmisa. O mais famoso deles foi o capitão Kidd, em 1701.

DSCF5764
Uma réplica das forcas foi colocada em frente ao The Prospect of Whitby.

forca pirataA antiga estação de energia hidraúlica, construída em 1890, foi muito importante para os bairros ao sul da cidade.

DSCF5748-2

O prédio virou Patrimônio Histórico e quando a estação encerrou os trabalhos, em 1977, foi convertido em um espaço para artes e restaurante, o “Wapping Project Bankside.  

Porém, depois de várias disputas e reclamações dos moradores por causa do barulho, fechou definitivamente no final de 2014. 

DSCF5748

Foi um dia muito legal e adorei encontrar as meninas e conhecer um lugar novo em Londres!

DSCF5766
Área externa do pub. A gente bem que tentou sentar lá, mas mesmo com tempo nublado, estava disputadíssima!

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Reserve seu hotel através do Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão). 

E para saber onde comer, baixe GRÁTIS o guia 100 Restaurantes em Londres” 

Curtiu? Deixe um comentário! Obrigada!

19 comentários em “Bairros de Londres: Wapping”

  1. Amei seu post! Como sempre uma novidade da cidade e muita história. Adoro tudo relacionado à história da Inglaterra! 😀 Mas menina, essa forca aí até hoje é meio sinistro né? Será que não tem uns malucos suicidas que tento usar isso não? Rsss…

    Curtir

  2. Adorei! Eu posso imaginar mesmo que em Londres cada dia seja uma nova descoberta! O mais legal é que se você não falasse que esse bairro era na cidade de Londres eu nunca iria imaginar, parece uma cidade pequena e tranquila rsrsrs…

    Gosto de explorar esses bairros que só os locais conhecem, me sinto tão local quando faço isso =D rsrsrs

    Curtido por 1 pessoa

  3. Que lugar incrível. Tanta história, e pensar que a maioria dos turistas só conhece as regiões centrais de Londres. A maioria das cidades antigas da Europa e também fora dela, tem muita história, muitas curiosidades, muitos prédios antigos, muitos traços de uma época que não vivemos, mas que nos tem muito a ensinar. Quando for a Londres de novo quero conhecer.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Londres é de fato um destino inesgotável. Quando pensamos que já conhecíamos de tudo nesse lugar, vem um blog maravilhoso como esse emplacando mais um lugarzinho pra nossa lista de desejos. Parabéns pela matéria 😉

    Curtido por 1 pessoa

  5. Londres: classica, cosmopolita, tão bonita com seus vários tons cinzentos tão urbanos! Essa bairro parece mesmo super interessante. Tenho que concordar que uma vida não será suficiente para conhecer a cidade, que sempre surpreende a cada visita!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Obrigado pelo texto. Eu estava pesquisando sobre zambro no gin que me levou a acontecimentos históricos am Wapping no idos de 1730 envolvendo a marvada bebida. Acabei conhecendo seu texto. Saúde e paz. De Santo andré-SP-Brasil. Festival de Inverno em Paranapiacaba 2018 até 29 de julho. Vila Inglesa no ABC Paulista.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.