O Maravilhoso Mundo dos Blogueiros de Viagem

Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim.

10 comentários

Por onde começar senão do começo?

Então se prepara que lá vem TEXTÃO, já pondo em prática algo que aprendi durante as palestras do IIIEEBB – Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.

Como o próprio nome diz, é um encontro entre blogueiros brasileiros, a maioria de viagens, que moram na Europa, para discutir sobre nossos blogs, ensinar e aprender com os mais experientes e principalmente confraternizar!

iiieebb-cultuga
Casal Cultuga Priscila e Rafael falando sobre Produção de Conteúdo.

Um pouco sobre mim e sobre o blog:

Quando criei o blog, em Novembro de 2014, minha intenção era passar tempo enquanto procurava emprego como editora de imagens. Há 10 anos eu era freelancer e há cinco trabalhava somente para a TV francesa, TF1. Mas, em tempos de crise, o volume de trabalho foi diminuindo até que parou por completo em setembro de 2014. Juro que tentei, mas confesso que editar matérias para TV já não era mais tão excitante e, além disso, estamos na era do “one man band” – o cara tem que assoviar, chupar cana e ainda sapatear. E pelo mesmo salário!

Lu in London guardinha soldado
Minha amiga Lu que sempre vem a Londres e que foi minha cobaia em vários passeios pela cidade!

Continuava na busca de um trabalho que me desse o conforto de uma renda mensal, mas estava cada vez mais envolvida com o projeto de fazer algo que me desse prazer, mesmo que me deixasse pobre! Aí uma amiga teve a idéia de começarmos um negócio fazendo Roteiros Personalizados. Tivemos uma reunião nas minhas férias, no Rio de Janeiro, registramos um domain e quando voltei pra Londres comecei a trabalhar em cima da idéia. Fiz pesquisas de mercado, abri um página no Facebook, contas no Twitter e Instagram, e comecei a postar sobre Londres para divulgar o serviço. Mas queria escrever um pouco mais e resolvi criar o blog.

A príncipio o blog era pra tentar vender o serviço que seria uma via de mão dupla: Rio-Londres e Londres-Rio. Escolhemos um nome em inglês por causa disso!

Mas minha “sócia” não tinha tempo pra nada e pra não perder a amizade, desfiz a sociedade e continuei tocando tudo sozinha!

Porém o nome You Travel We Plan me incomodava! Ninguém conseguia lembrar e muito menos falar!

Em dezembro de 2015 dei “a louca no show” e mudei tudo. Foi um trabalhão, mas valeu a pena pois comecei a ver resultados com o Londres Pra Você!

Resolvi que fazer roteiros é pros fracos! Se eu moro na cidade, tenho mais é que oferecer  a minha simpática companhia e levar os turistas pra passear por aí!

LPV clientes colagem
Alguns dos meus queridos clientes

Comecei também a  fazer contatos para tentar entrar nesse maravilhoso mundo dos blogueiros de viagem!

Essa introdução tá ficando muito grande, então, se quiser saber mais sobre mim, leia os posts da sessão “Sobre” do blog porque agora tenho que falar do assunto principal desse post:

IIIEEBB – Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Através das redes sociais, principalmente do Snapchat, conheci várias pessoas do mundo todo, muitas delas blogueiros de viagem.

No fim de semana de 11 a 13 de novembro, tive o prazer de desvirtualizar algumas amizades na terceira edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, que reuniu 60 blogueiros, em Berlim, e foi organizado pela Nicole Plauto e Pacelli Luckwu do blog Agenda Berlim e a Claudia Boemmels do Brasileiros Mundo Afora.

iiieebb-organizadores-brinde

Os organizadores Pacelli, Nicole e Claudia – Foto Luís Felipe Miniccelli

Eu havia acompanhado, sem saber bem o que era, através das blogueiras londrinas Liliana Carneiro e Helô Righetto (Catálogo de Viagens e Aprendiz de Viajante) que eu seguia no Snapchata segunda edição do encontro no ano passado, no Porto, organizada pela Rita Branco do O Porto Encanta. A cidade portuguesa recebeu 43 blogueiros.

Depois fiquei sabendo que a idéia nasceu em Barcelona, em 2014, com um grupo de apenas 16 blogs participando e organização da Cristina Rosa do Sol de Barcelona, que não teve medo de encarar o desafio de sediar o primeiro.

urso-metro-berlim
O urso é o símblo de Berlim e tem várias esculturas espalhadas pela cidade.

Quando soube que ia ter a terceira edição, corri pra me inscrever, mas as 50 vagas já estavam preenchidas. A Nicole me colocou, junto com outros blogueiros, na lista de espera!

Mal pude acreditar quando recebi o email dela, no dia 29 de agosto, dizendo que conseguiram mais 10 vagas! Foram 2 meses e meio de muita ansiedade até o dia da viagem!

Dia 1 – Hora de conhecer a galera!

Cheguei as 17:30h e fui direto para o Hotel Scandic, um dos patrocinadores do evento, deixar minha mala e sair em seguida – segundo a Nicole, banho só na hora de dormir pra não sentir muito frio – para encontrar, com o coração explodindo de ansiedade e emoção, algumas pessoas do grupo na cervejaria Mikrobrauerei do The Circus Hostel Berlin, que fechou o espaço por duas horas só para nosso grupo e ainda nos ofereceu 2 drinks.

Momento “venci na vida”: fui reconhecida na rua pela Rafaella Vilafranca do Viagem Hamburgo e a Gisele Almeida, Daniel Kifarkis e a filha deles, Nicole, nossa mini blogueira, do Viajar Pela Europa, que tinham saído pra comer e estavam perdidinhos que nem eu!

iiieebb-cervejaria-circus-hostel

Farra na cervejaria do parceiro Circus Hostel com direito a sorteio de duas “goodie bags”. Fotos Luís Felipe Minnicelli

Depois de experimentar a cerveja artesanal, conversar cara a cara com amigos que, até então, só falava online, bateu uma certa fome e, apesar de ser “inglesa”, saí à francesa, com a Carol Pascual do Londres Com Crianças, a Ingrid do Em Roma e a Mônica Barbosa do De Café por Barcelona, à caça de uma bratwurst… mas tive que me contentar com um hamburger pois estava faminta, cansada e morrendo de vontade de voltar para o hotel e cair na cama super confortável!

Dia 2 – O dia Oficial do Encontro!

berlim-brindes-iiieebb
Brindes dos patrocinadores, parceiros e blogueiros

Finalmente chegou o grande dia de aprender muito com blogueiros experientes que dividiram seu conhecimento durante as palestras na sede da Microsoft Berlim, outro patrocinador do evento.

berlim-metro
Esperando o metrô
berlim-gendarmenmarkt
Gendarmenmarkt – a caminho da Microsoft

Entre café,  bolos e um saboroso almoço da Digital Eatery, ouvimos feras como Daniel Duclos do blog Ducs Amsterdam, Erick “Unicórnio” Weicker, do Euro Dicas, o casal Priscila Roque e Rafael Boro do Cultuga e as queridas Juliana Guimarães (Eu Ando Pelo Mundo) e Rita Branco (O Porto Encanta). No final uma rodada de discussões sobre redes sociais, com um belo time monitorado pela Rode Pfeifer do Entre Duas Culturas.

Além de saber um pouco mais sobre os outros parceiros  VisitBerlin, que nos ofereceu o “Berlin Welcome  Card” com um passe de 48 horas para uso de transporte público e descontos em atrações da cidade, e GetYourGuide que patrocinou nosso almoço.

iiieebb-organizadores
Pacelli lendo o texto da Nicole, que perdeu a voz na “farra” da noite anterior! Brincadeirinha, na verdade ela estava super gripada!
iiieebb-ducs-amsterdam
Daniel Duclos comemora o sucesso da sua palestra sobre Profissionalização de Blogs.
iiieebb-seo
Erick Weicker desvendando os mistérios do SEO.
iiieebb-palestra-parceiros
Ju e Rita dividindo os segredos de como conseguir parceiros para projetos.
iiieebb-time-das-redes-sociais
O time das Redes Sociais: Isa Discacciati do Italia Per Amore (Facebook), Camilian Pereira do Destino Munique (Instagram), a moderadora Rode, Suzana Paquete do That Good Trip (Twitter), Letícia Diethelm do Viva Viena (Snapchat) e Gisele do Viajar Pela Europa (YouTube).
iiieebb-blogueiras-almocando
Almoçando, desvirtualizando, reencontrando!
photogrid_1479301338499
Muita alegria na hora de tirar foto em frente ao cartaz: #teamgermany #teamlondon #teamviena e #teamportugal. Fotos Luís Felipe Minnicelli

À noite todos se reuniram no hotel Scandic para um delicioso e divertido jantar com sorteio de mimos dos parceiros e lembranças que os blogueiros levaram (anotar pra não esquecer de levar pra Paris). Eu ganhei uma pulseirinha e uma canequinha do Barcelona Emociona, mas impressionante foi a mesa das blogueiras Rita Branco e Cristina Rosa , as “bruxas” do Caminho de Santiago (piada interna): todas que estavam sentadas com elas foram sorteadas!

photogrid_1479415860644
Fotos Luís Felipe Minnicelli

Dia 3- Hora de se despedir com gostinho de quero mais…

No domingo, depois de um delicioso café da manhã no hotel, fomos conhecer a vista do Panorama Punkt, brindados com um dia lindo de sol em Berlim!

iiieebb-panoramapunkt

iiieebb-berlim-podmaster

Andamos no elevador mais rápido da Europa (90 metros em 20 segundos, para o alívio de quem, como eu, morre de medo de elevador) e apreciamos uma  vista de 360 graus, onde se vê claramente as transformações dessa cidade histórica!

berlim-vista-panoramapunkt

Além da maratona de aprendizado e da diversão, como diria o Roberto Carlos, “foram tantas emoções” que eu fiquei exausta e acabei não participando do passeio da tarde, guiado pelo Agenda Berlim. Me arrependi profundamente quando vi os Snapchats e as fotos dos amigos que enfrentaram bravamente o frio da capital alemã para conhecer um pouco mais da história dessa cidade incrível!

claudia-boemmels
Foto Claudia Boemmels

Mas tive o prazer da companhia da Dulcinéia Gomes do Conexão Berlim no almoço, onde matei meu desejo de Currywurst!

berlim-currywurst

De volta pro meu aconchego…

No fim da noite eu já estava de volta a Londres e com excesso de bagagem pois aprendi um monte e conheci pessoas muito queridas! Não dá pra mencionar todos aqui nesse post, que já virou testamento e, se eu não parar agora, vira livro! Mas lá no blog do EEBB tem a lista dos participantes além de informações e fotos sobre todos os encontros.

Queria mais uma vez agradecer aos organizadores Agenda Berlim e Brasileiros Mundo Afora pelo carinho e empenho para receber  tanta gente com uma programação repleta de passeios incríveis (que eu não fui por culpa minha, mea culpa, não me perdoarei jamais) além de encomendarem dias lindos (parece que depois que fomos embora, o tempo virou e a cidade chorou).

E agradecer também a todos os parceiros e patrocinadores que apoiaram e apostaram nesse grupo, todo junto e misturado, com uma paixão em comum!

eebb-grupo-photo-op
Foto Luís Felipe Minnicelli

Berlim você foi maravilhosa! Que venha Paris, em 2017, no IVEEBB que será organizado pela Renata Inforzato do Direto de Paris e a Martinha do Viajoteca!

iiieebb-anfitrias-encontro-paris
Renata e Martinha – vai ter muito amor em Paris no IVEEBB.

Por mais que eu adore conhecer lugares novos, o melhor é sempre voltar pra casa, voltar pra Londres. Por isso, mais do que nunca, depois de tudo que aprendi nesse fim de semana incrível, eu quero continuar a mostrar Londres pra você .

big ben visto da london eye

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

Patrocinadores do III EEBB:

Scandic Berlin Potsdamer Platz

VisitBerlin

Microsoft Berlin

GetYourGuide

Blogs participantes do III EEBB:

Agenda Berlim

Almost Locals

Ana de Amsterdam!

Aqueles que viajam

As viagens da Re

Backpackingalone

Barcelona Emociona

Blog Brazuka

Blogueiros Madrid

Brasileiros Mundo Afora

Catalogo de viagens

Claudias Welt

Conexão Berlim

Cultuga

De Café por Barcelona

Destino Munique

Direto de Paris

Ducs Amsterdam

Em Roma

Entre duas culturas

Eu Ando Pelo Mundo

Euro Dicas

Femmevolatil

Grossa, eu?!

Guia de Roma

Italia per Amore

Ká.entre.nós

Ligado em Viagem

Londres com crianças

Londres Pra Você

Manaria Araujo

Maria De Lux

Me Joguei no Mundo

Milão nas mãos

No mundo da Paula

O Porto encanta

Praga Boemia

Rumo a Lisboa

Rumo a Madrid

Sete Mil Km

Sol de Barcelona

SOSViagem

That Good Trip

Trend Tips

Trupe da Trip

Turista Fulltime

Um casal na Alemanha

Viagem Hamburgo

Viagem Jovem

Viajando por Aí

Viajar pela Europa

Viajoteca

Viva Toscana

Viva Viena

Vou para a Alemanha

10 comentários em “O Maravilhoso Mundo dos Blogueiros de Viagem”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.