Shoreditch e Brick Lane – arte de rua em Londres

20 comentários

Shoreditch é uma área histórica do leste de Londres que se tornou popular e virou moda no final dos anos 90.

Apesar de ser predominantemente de classe média baixa, nos últimos tempos Shoreditch foi gentrificada pela Indústria Criativa.

Muitos prédios industriais foram convertidos em apartamentos e existem bares, restaurantes e galerias de arte que não deixam nada a desejar aos do West End, a parte nobre da cidade.

brick-lane-contrast

Shoredtich virou sinônimo de “hyspter” e a área continua passando por grandes transformações, inclusive vários prédios estão sendo construídos no estilo dos ícones da City de Londres.

city-of-london-river-view
Walkie Talkie, Cheese Greater (Ralador de Queijo) e Gherkin (Pepino) são 3 dos mais famosos prédios modernos do centro financeiro da capital inglesa.

UPDATE: A cena acima já mudou e tem outros prédios prontos e alguns mais sendo construídos.

Como a maioria dos meus clientes quer conhecer os pontos turísticos mais populares como Big Ben, Tower Bridge, Palácio de Buckingham, aproveitei a visita da minha afilhada do coração e fomos fazer um passeio diferente pela área também conhecida por ter sido onde “Jack, o Estripador”, cometeu seus crimes – acredita-se que ele matou e dilacerou 5 mulheres em setembro de 1888.

barber-shop-jack-the-clipper
Adoro a criatividade! Clipper que é a máquina para raspar a cabeça.

Tomamos um drink no Ten Bells, o pub onde, dizem, uma das vítimas de Jack foi vista pela última vez e outra fazia ponto na calçada em frente.

Passeamos pelo Old Spitafields Market, um mercado de moda, arte, artesanato e comida que funciona no local há mais de 350 anos.

O mercado fica aberto 7 dias na semana, mas é sempre bem movimentado nos fins de semana. 

E fomos explorar a Brick Lane, famosa pela quantidade de restaurantes indianos devido à grande comunidade vinda desta parte do mundo, principalmente de Bangladesh, que se instalou por lá.

Mas também tem outras lojas, cafés, bares e restaurantes super diferentes e interessantes.

Porém o que chama mesmo a atenção é a quantidade de grafite que se vê pelas ruas e becos da região.

Brick Lane foi cenário de vídeo-clipes como “Glory Days” de Just Jack, “All These Things That I’ve Done” do The Killers and “Überlin” do R.E.M.

Por ali você também encontra o famoso restaurante Poppie’s que é considerado o melhor de Fish and Chips, o prato típico inglês, da cidade.

fish-and-chips-poppies-shoreditch
Tem outra filial em Camden Town, além de barracas e food trucks, mas esse foi o primeiro.

Mas como a Fabi é vegetariana e não come peixe, lógico que almoçamos num indiano.

Checa o que comemos no videozinho abaixo:

OBSERVAÇÃO: muitos restaurantes da Brick Lane, por pertecerem a muçulmanos, não servem bebidas alcóolicas, mas alguns deixam você levar ou até se oferecem para ir comprar um vinho ou uma cerveja se você quiser.

brick-lane-street-art-voyder
De olho no olho – mural do artista Voyder

Eu tinha pesquisado uma rota pra gente ver o maior número de arte de rua possível, porém, por mais recente que seja o artigo, a área está se renovando e muitos dos grafites feitos em portas de lojas fechadas ou tapumes de obras não existem mais.

Por isso não vou traçar um mapa aqui!

Meu conselho é sair andando pois cada esquina, cada beco que você entra tem sempre algo super interessante.

shoreditch-street-art-eine
B de Bibinha – ainda tem algumas letras do artista Eine na Middlesex Street, apelidada de “Alphabet Street”, mas você só consegue ver se a loja estiver fechada. Porém a famosa palavra HAPPY não está mais lá.

Para chegar a Shoreditch você pode usar as seguintes estações de metrô:

  • Aldgate East (linhas Hammersmith&City e District)
  • Liverpool Street (linhas Metropolitan, Circle, Hammersmith&City e Central)
  • Shoreditch High Street (Overground)
  • Old Street (linha Northern)
girsl-and-graffiti
Eu a Fabi, que eu chamo carinhosamente de Bibinha, minha afilhada do coração.

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

20 comentários em “Shoreditch e Brick Lane – arte de rua em Londres”

  1. Oi Tina, eu adoro essa parte da cidade. Realmente, é muita criatividade espalhada pelos murais da região de Shoreditch, Brick Lane e Hoxton. Trabalhei em Shoreditch durante um tempo e, volta e meia, aparecia um mural novo e ainda mais colorido que o anterior. 10!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ótimo post, Tina!
    Esse bairro me lembrou muito o bairro de Kreuzberg, em Berlim. Tentei seguir as grafites pelo bairro (seguindo a dica de um blogueiro), mas como você disse: muda tanto que é melhor nem montar roteirinho!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gosto muito dessa zona de Londres! Apesar de já estar meio aburguesada, tem muita cultura de street art! Quando estive aí até fiz uma entrevista (que está no youtube) com um artista local que trabalhava nos Nomadic Gardens! Seu post mostra outra perspectiva!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acabei de ver o vídeo e o post do seu blog. Muito interessante. Meus posts são para mostrar um lado mais leve de Londres porque é um convite para os passeios guiados que faço por aqui. Mas vou dar uma olhada e na próxima vez que estiver pela área, vou conferir. Obrigada!

      Curtir

    1. Obrigada Tatiana! Se eu não me engano, ela fica num beco da Harbury St que é transversal à Brick Lane. porém não é garantido que ainda esteja lá pois essas artes viivem mudando! Boa sorte! Vc mora em Londres ou está passeando?

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.