Hampstead – Bairros de Londres

13 comentários

Hampstead é um bairro super lindo que fica no noroeste de Londres

Um passeio bem interessante pra quem quer fugir do óbvio dos pontos turísticos da cidade.

hampstead-street

Um pouco de história

Hampstead era um vilarejo e o nome quer dizer “propriedade rural”.

No final do século 17, como vários outros nos arredores de Londres, começou  a ser habitado pela população mais rica que fugia da peste de 1665 e do grande incêndio em 1666. As pessoas queriam viver perto da cidade, mas longe do barulho e da sujeira.

No século 18, um certo Dr Gibbons disse ter descoberto que a água de uma fonte local tinha propriedades medicinais e curava doenças. O vilarejo se transformou num SPA e passou a ser chamado de Hampstead Wells. Nessa época, várias mansões começaram a ser construídas e a população cresceu rápidamente.

No século 19, Hampstead se tornou subúrbio de Londres.

burgh-house-museu-cadeira-prefeito
A cadeira do primeiro prefeito de Hampstead que foi usada de 1900 a 1965 (Burgh House and Museum).

O passeio

Não fiz um mapa pois o melhor é “se perder” pelas ruas e becos do bairro.

Comecei na estação de metrô de Hampstead (linha Northern).

hampstead-station

Você pode subir a rua em frente até a Fenton House – construída em 1693, tem esse nome porque aqui morou um comerciante chamado Phillip Fenton.

Hoje pertence à National Trust, uma instituição que trabalha na conservação e proteção de espaços e lugares históricos.

A casa é aberta ao público nos meses de março a outubro, de quarta a domingo, das 11h às 17h (quando fui estava fechada). 

Aqui você encontra uma coleção de instrumentos musicais antigos, peças de porcelana chinesa e muitas pinturas.

No jardim tem um pomar de mais de 300 anos e com cerca de 30 tipos diferentes de macieiras.

Em setembro acontece o “Apple Day” (dia da maçã) quando os visitantes podem provar algumas das raras e deliciosas maçãs.

Informações sobre preços e horários no site:

https://www.nationaltrust.org.uk/fenton-house-and-garden

hampstead-holly-mount-steps

Tem outro caminho para chegar na Fenton House, passando pela Holly Mount Steps, uma escadaria que dá, adivinhem, na Holly Mount, uma espécie de colina de onde você tem uma vista bem interessante da cidade.

As casas no caminho e no topo são lindas e você pode matar a sede e dar uma descansada da subida (nem é tanto assim, mas vale a desculpa) no Pub The Holly Bush.

hampstead-vista-topo-holly-mount
Vista do topo da Holly Mount.

Se continuar subindo você vai dar no Hampstead Heath, um dos muitos parques de Londres, que tem uma das vistas mais incríveis da cidade.

Porém eu resolvi deixar o parque, que é imenso, para um outro dia e um outro post, em uma época menos fria e mais verde.

Voltando para a rua do metrô, você encontra várias lojas, cafés, restaurantes e becos super charmosos, como a padaria húngara Louis que está lá desde que nasci.

Entrei na Flask Walk, uma rua de pedestres onde você pode sentir que o ar de vilarejo do bairro ainda continua preservado com lojinha de antiguidades, barbearia, floristas e, claro, um Pub, o The Flask.

hampstead-flask-walk-restaurant
Um pequeno reaturante francês – “a gaiola imaginaria”.

Continuando o passeio, me deparei com The Wells and Camden Wash Houses and Baths 1888 – as casas da era vitoriana não tinham banheiro e nem água encanada então os moradores de Hampstead vinham aqui para lavar as roupas, tomar banho e até abastecer de água pra beber.

Virou prédio de apartamentos em 1985.

the-wells-and-camden-wash-houses-and-baths

Fui conhecer Burgh House and Hampstead Museum, uma casa construida em 1704, durante o reinado da rainha Anne, e que foi uma das primeiras mansões da área. Várias pessoas importantes moraram lá, inclusive o próprio Dr Gibbons, depois de ter enriquecido com a tal história da água milagrosa!

Hoje é um museu que conta a história do bairro e também tem uma pequena galeria de arte e um café.

burgh-house-museu-hampstead
O museu é grátis e fica aberto de quarta à sexta e aos domingos, de 10h às 16h.

burgh-house-museu-maquete
Essa maquete foi feita com 25780 palitos de fósforo.
burgh-house-museu-jardim
O café abre também de quarta a sexta das 10h às 17h e sábado e domingo das 9:30h às 17:30.

Aqui, assim como da Fenton House, se continuar subindo pelas ruas, você chega no parque, mas eu voltei para explorar mais a rua principal e seus becos lindinhos e comer o famoso crepe que, dizem, só não é mais gostoso que os de Paris porque você não está em Paris.

hampstead-comunity-market
O mercadinho comunitário se mistura às lojas e cafés chiques da rua principal de Hampstead.

Tem um mercado de antiguidades bem interessante em um dos becos.

casinha-rosa-hampstead
Essa linda casinha na Perrin’s Court chama a atenção de quem passa por ali.

“La Crêperie de Hampstead” é uma típica creperia francesa.

A creperia funciona num trailler, e ficou famosa desde que se estabeleceu permanetemente no local, em 1980. 

Filas se formam pra provar os deliciosos crepes – quartas e quintas, de 13h às 19h e de sexta a domingo, das 11:45h às 23:30h.

Cheguei cedo e fui a primeira a ser atendida! 
Meu veredito: faltou recheio (me lembro que ficava toda lambuzada na primeira mordida), a massa estava meio chiclete e a moça meio ranzinza, faltou um sorriso e simpatia no atendimento. Infelizmente muitos lugares matêm a fama, mas não a qualidade!

Uma surpresa no caminho

As famosas cabines telefônicas de Londres estão desaparecendo e as que persistem, estão praticamente abandonadas, mal tratadas e usadas como “pipi room”!

Essa menina francesa (entendi a língua) saiu reclamando para os pais do mal cheiro da cabine.

Mas existem empresas tentando manter as cabines, tranformado-as. Já vi caixas eletrônicos, tem uma que virou livraria, e essa, na Hampstead High Street, é um café!

O Umar, que é meio alemão e meio paquistanês, me contou que muitas cabines estão à venda, mas ele aluga a dele e fez o primeiro “café na cabine” de Londres.

Seu passeio pode terminar por aqui, em algum outro café ou restaurante, depois de fazer umas comprinhas. 

Ou você pode visitar o museu do Freud, que fica a cerca de 10 minutos a pé da creperia.

20 Maresfield Gardens, London NW3 5SX  – quarta a domingo de 12h às 17h.

Você pode ainda pegar um ônibus, ou caminhar cerca de meia hora, até Camden Town. Vai depender do seu tempo e disposição.

Ou você pode simplesmente sentar num banco, refletir sobre esse bairro tão gostoso, que mistura uma paisagem pitoresca com prédios históricos e lojas modernas, e pensar que Londres é muito mais que o Big Ben!

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

13 comentários em “Hampstead – Bairros de Londres”

  1. Tina, esse post não poderia ter chegado num momento mais perfeito : Eu estou saindo daqui a pouco para ir pra Hampstead, coincidência né? Eu adoro Hampstead, acho uma excelente opção para quem quer fugir um pouco da parte turistona de Londres!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Também adoro e fica pertinho de casa. Hoje estou indo passear com amigos que estão visitando, mas podemos marcar um café por lá qualquer dia. Se tiver alguma sugestão que não está no post, fique à vontade pra deixar aqui. Bjs

      Curtir

  2. Uau, este na verdade é um guia completíssimo sobre Hampstead, Fiquei realmente impressionado com a riqueza de detalhes, me deixou com muita vontade de conhecer este pedacinho da história de Londres, parabéns pelo lindo post.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Que post completo! Eu gosto muitas dessas dicas que fogem ao lugar comum, principalmente quando se trata de uma cidade tão mainstream como Londres. Achei Hampstead cheio de lugares bacanas, fiquei com muita vontade de conhecer! E é uma pena que as cabines telefônicas estejam abandonadas, eu adoro esse símbolo do país. 😦

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.