Turista Acidental

14 comentários

Escrevi esse texto para a seção “London By” do jornal Brasil Observer e foi publicado na edição de Dezembro de 2016.

Minha trajetória em Londres, da TV à vida real!

Me lembro de pensar, “nossa, que cidade feia”, quando o motorista fazia o trajeto do aeroporto de Heathrow para o meu hotel, em Swiss Cottage, no noroeste de Londres.

As casas todas iguais, tempo cinza, tudo muito estranho para os olhos de uma carioca acostumada com sol, praia e a beleza natural do Rio de Janeiro!

Dia 15 de julho de 1992.

Duas semanas antes eu recebia um telefonema confirmando meu novo contrato com o escritório de jornalismo da TV Globo  na capital britânica!

Avisei na produtora onde trabalhava como freelancer, fechei a conta no banco, me despedi dos amigos e familiares, pus tudo que eu consegui em 3 malas e vim sabendo que era pra ficar!

Muitas águas rolaram nesses 25 anos!

Não trabalho mais na Globo e nem como editora de imagens!

Me tornei cidadã britânica e me casei com um londrino, nessa ordem, por isso sempre brinco com meu marido que ele pode ter certeza que casei por amor e não pelo passaporte!

tower bridge turistas

 

Virei bogueira – ou pelo menos estou tentando – e faço passeios guiados pela cidade, que deixou de ser um patinho feio e agora não para de me encantar!

20170302_125809

Hoje a minha felicidade é ver o brilho nos olhos dos turistas quando se deparam pela primeira vez com os monumentos saídos dos cartões postais!

Big Ben, London Eye, Tower Bridge, Palácio de Buckingham!

E com eles aprender a ser turista também – como vim para trabalhar com telejornalismo, as imagens que me interessavam antes eram bem diferentes.

Waterloo Sunset em janeiro-01
“Waterloo Sunset is fine” – pôr do sol visto da ponte de Waterloo, janeiro de 2016 cerca de 3h30m da tarde.

Não me canso de passear pela beira do rio Tâmisa, passando pelas lindas pontes, cada uma com sua história.

A música que eu mais gosto sobre Londres é “Waterloo Sunset”, do Kinks, e realmente a ponte de Waterloo é um dos lugares mais legais para se ver o pôr do sol.

borough market vegetables

Viajar nos cheiros e sabores do Borough Market, um dos maiores mercados de comida de Londres e um paraíso para quem gosta de cozinhar (e comer) como eu!

The Anchor pub

Sentar no pátio do The Anchor, um dos Pubs mais antigos da cidade, e concluir que o escritor inglês Samuel Johnson tinha toda razão: “se você está cansado de Londres, está cansado da vida, porque há em Londres tudo que a vida tem para oferecer”!

Millennium Bridge

Admirar a cúpula da Catedral de St Paul no horizonte da Millennium Bridge.

Tomar um drink no Riverfront enquanto espero a sessão do meu filme clássico preferido começar  no BFI (British Film Institute).

National Gallery

Entrar na National Gallery, um lugar pra deixar de boca aberta até mesmo quem não entende nada de arte, como eu, nem que seja só pra usar o wifi, e sentar em frente a uma obra de Rapahel, Caravagio, Degas, Van Ghogh. São mais de 2000 quadros pintados desde o século XIII até o começo do século XX.

primorse-hill-park-vista-2

Ver Londres do alto do Primrose Hill, o meu parque favorito. Ou da London Eye, a roda gigante mais famosa do mundo.

Do Sky Garden, como o nome diz, um jardim no céu instalado no topo do prédio apelidado de Walkie Talkie, na City. Do Emirates Cable car, o teleférico que atravessa o rio Tâmisa no lado leste da cidade.

Ou do décimo andar do prédio novo da Tate Modern, uma das maiores galerias de arte contemporânea do mundo.

E quase tudo de graça!

Descobrir, a cada dia, lugares diferentes e curiosidades da cidade que eu gosto de chamar de casa!

regents park coreto

Londres é como uma festa barulhenta e cheia de gente, mas com uma porta para um jardim tranquilo que podemos entrar para relaxar e apreciar a natureza de uma metrópole com 47% de área verde.

canal1

Adoro explorar os mercados de Camden Town e depois fugir da “muvuca” pelo Regent’s Canal, caminhado até Little Venice ou dando uma paradinha no Regent’s Park para ver as rosas no início do verão!

autumn leaves

As estações do ano, todas tem seu charme, mas o outono é a minha preferida, com suas cores e o arzinho gelado anunciando que está na hora de tirar os casacos do armário!

winter-wonderland-snowman

A escuridão do inverno deprime muita gente, mas é só passear pelas ruas do  West End e pegar a energia das luzes e vitrines de Natal, cada uma mais linda que a outra.

E depois ir se divertir no Winter Wonderland, no Hyde Park. Patinar no gelo, andar na montanha russa ou simplesmente festejar na Bavarian Village com muita cerveja, comida e música típicas.

Ver os fogos do Ano Novo e ouvir o Big Ben soar as badaladas da meia-noite, nem que seja pela TV – nunca fui ver ao vivo porque sempre trabalhava, mas, quem sabe, agora que virei turista, não me animo?

daffodil close

E que felicidade ver os primeiros  narcisos da primavera e aquele verdinho novo nas árvores que dão um ar de campo à uma das cidades mais cosmopolitas do mundo!

Mais um ciclo, mais um ano.

A vida passa e meu amor por Londres não para de crescer!

big ben seagull

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento,

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

14 comentários em “Turista Acidental”

  1. oi Tina… pois eu me apaixonei por Londres, de cara, de imediato. E olhe que a conheci apenas com olhos superficiais típicos de uma turista. Gostei de cada lugar visitado, de cada encontro, de cada momento vivido. Esta é uma das cidades do mundo que pretendo voltar para ver e rever. Espero que este dia não demore a chegar! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. que trajetória, enquanto muita gente sonha em morar em Londres você foi escolhida, eu morei um tempo e é uma das minhas cidade preferidas! Ainda penso em voltar, mas por enquanto não, Londres é uma cidade que te conquista de cara!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Tina…. Este teu post é uma verdadeira declaração de amor pela cidade… Nao sabia que vc estava aí por todo esse tempo….
    Eu tenho uma certa resistência em morar distante de meus familiares… E por mais que a Europa seja o meu continente (rsrsrsrs), só me vejo fazendo isso se arrastar minha mãe e irmã (sogra pode ficar Rsrsrsrs).

    Curtido por 1 pessoa

  4. Que história tão fantástica. Eu digo sempre que o que interessa é chegar “ao fim” e termos uma história de vida para contar, uma de que nos orgulhemos. Caso contrário não valeu a pena. E tu já tens! E o gosto com que escreves sobre Londres é muito claro em todos os posts. Nota-se um encanto como se tivesses chegado à cidade há dois meses e não há 25 anos!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Londres é mesmo uma cidade que não cansa de nos surpreender!
    Também tenho essas sensações ao visitar seus espaços seculares, seus pubs tradicionais e toda sua paisagem tão reinventada!
    Obrigado por compartilhar!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Que texto lindo , Tina! Eu também adoro Londres. Antes de conhecer eu tinha uma visão muito baseada nos idolos musicais da adolescência… mas depois de visitar e ainda mais por minha irmã morar aí, acho que passei a gostar mais.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.