Daffodils – Primavera em Londres

28 comentários

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), onde diversos blogueiros brasileiros contam para seus leitores sobre a primavera em diferentes destinos.

A minha primavera londrina!

A primeira vez que me lembro de ter visto “daffodils” foi quando recebi de uma vizinha um pequeno ramo de hastes com pontinhas amarelas, em agradecimento a uma gentileza que fiz pra ela. Achei aquelas flores muito estranhas, mas pus num vaso, em cima da minha lareira.

daffodils on mantelpiece

daffodils supermarket
Você pode comprar os ramos de daffodils no supermercado e é bem baratinho!

Uma bela surpresa me aguardava, dois dias depois, quando as flores desabrocharam, lindas, delicadas e amarelas, minha cor preferida!

narciso no espelho

Depois descobri que “daffodil” era narciso, aquele que “acha feio o que não é espelho” (segundo a mitologia grego-romana e a música Sampa, de Caetano Veloso). E tem esse nome justamente por causa do formato inclinado, a mesma posição que Narciso ficava quando admirava sua imagem nas águas do rio. Ainda segundo a mitologia, a deusa Afrodite o transformou em flor após sua morte.

Daffodils são as primeiras flores que aparecem anunciando a Primavera, a estação mais esperada do ano desse lado do Equador!

spring daffodils

St James Park daffodils and friends
Meus queridos amigos Jorge e Edison inspirados pelas florzinhas amarelas no St James Park.

Depois de 5 meses de frio e escuridão, finalmente os dias começam a ficar mais longos e a temperatura mais amena! Porém, de quando e vez, parece que você guardou o casaco cedo demais e o inverno volta, como dizem os ingleses, “with a vengence” – com sede de vingança.

Neve abril 2008
Essa foto foi tirada de dentro do carro, a caminho do trabalho, no dia 6 de abril de 2008! E não foi a primeira vez que vi neve nessa época do ano!

Mas quando o céu está azul, a esperança volta a encher o coração dos londrinos!

As vezes penso que a natureza faz assim pra gente dar mais valor a um dia lindo de sol!

E não são só os narcisos que colorem a cidade. A cada esquina, em cada casa, parques, jardins, um turbilhão de flores e cores!

E o verde novinho em folha (literalmente) nascendo nas árvores, faz a gente acreditar em recomeço e renovação!

Buckingham Palace garden
Jardim do Palácio de Buckingham

Cerejeiras, as árvores de algodão

Outra imagem que é bem típica na primavera em Londres são as “cherry blossoms”, cerejeiras como traduzimos para o português, embora elas não dêem frutos – aqui chamamos as árvores que produzem cerejas de “cherry tree”.

As pequenas flores brancas e rosa parecem pipocas e algodão doce nas árvores!

cerejeiras london eye
Corredor de cerejeiras em frente ao London Eye.
flores pe de ameixa
Não são só cerejeiras que dão flor – esse é um pé de ameixa do meu Allotment.

Mas é essa florzinha amarela, que nasce de repente de um caule super feio, que me faz sorrir após um longo e tenebroso inverno!

daffodil close

Para saber mais sobre a primavera em diferentes locais do mundo, visite os seguintes blogs participantes:

daffodils london

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

28 comentários em “Daffodils – Primavera em Londres”

  1. Amei o tema da blogagem coletiva, primavera é uma estação deliciosa em qualquer lugar e conhecer as flores típicas de cada país está sendo encantador. Aqui em Portugal há também uma profusão de flores que está nos deixando encantados!

    Clau
    @as_passeadeiras

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Tina, interessante que eu não sabia o nome dessa flor (mas me lembro muito bem delas!) e achei muito interessante a relação com Narciso. Ah, London… essa cidade fica ainda mais especial nessa época do ano, que saudade!!! Beijo de Firenze carissima, Denya

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gente, amei essa flor amarela!! Nunca tinha visto, quando for a Londres já anotei aqui que irei na primavera por causa desse post!! Melhor ainda que mesmo na primavera posso ter a sorte ou o azar (depende do ponto de vista) de ver a neve cair!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.