A loja de chá mais antiga de Londres!

21 comentários

 

Todo mundo sabe que o chá é a bebida preferida dos ingleses!

Mas você sabia que ele foi apresentado à sociedade inglesa por uma princesa portuguesa?

Catherine-of-Braganza

Catarina de Bragança, esposa de Charles II, trouxe de Portugal, em 1662, um “arsenal” da sua infusão favorita, já famosa em terras lusitanas, mas pouco conhecida dos ingleses. Ela costumava servir aos seus amigos da aristocracia e logo o chá se tornou a bebida da moda!

Twinings é a marca de chá mais antiga do mundo

“Num tempo em que o café reinava, um homem, Thomas Twining, remou contra a maré para mostrar seu amor pelo chá! Essa paixão transformou a bebida, pouco conhecida, na favorita de uma Nação! Para os ingleses, é mais que uma infusão; faz parte do dia a dia de gerações de amantes de chá há mais de 300 anos!” 

Thomas_Twining

Em 1706, Thomas comprou uma cafeteria no Strand, na fronteira entre a City e Westminster. A área estava recém populada pela aristocracia, após o Grande Incêndio de 1666.

Nessa época, as cafeterias eram bem populares. Homens de todas as classes se reuniam para por a conversa em dia. Mas era tipo “Clube do Bolinha”: mulher não entrava!

logo twinings
O logo, criado em 1787, é o mesmo até os dias de hoje.

Com seu conhecimento sobre chás, Thomas Twining tinha uma carta na manga para assegurar sua clientela. Apesar dos altos impostos para reprimir o consumo da nova bebida, o chá virou tendência no começo do século 18, principalmente entre a classe alta. As pessoas começavam a comprar a erva para fazer em casa. Porém só os mais ricos podiam ter esse luxo já que, em 1706, 100g de Twinings Gunpowder Green Tea era vendido pelo equivalente a £160 libras hoje!

A loja, no número 216 da Strand foi renovada, mas a porta é a mesma desde de 1706.

Aqui você encontra uma grande variedade dos produtos Twinings. Além das caixas, você pode fazer um “pick & mix” de sachets com vários tipos de chá.

twinngs pick and mix

Tem também um pequeno museu com documentos, caixas e potes antigos, fotos, livros, que contam a história da marca.

Em 1837,  a Rainha Victoria concedeu à Twinings o “Royal Warrant”, um selo de qualidade da monarquia Britânica. A loja fornece chá para a família real até hoje.

A mais recente novidade é o Tea Bar onde você pode provar os deliciosos chás da Twinings!

O meu preferido é o Chai, aquele que era sempre mencionado na novela Caminho das Índias. Bebo todos os dias pela manhã, com um pouco de leite – tem um gostinho de canjica. Já meu marido, como bom inglês, prefere o English Breakfast.

Twinings poster

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

 

 

 

 

21 comentários em “A loja de chá mais antiga de Londres!”

  1. Interessante a história.. Eu pensava que o Chá teria chego à Inglaterra por conta de suas várias colônias na Ásia. Mas ao que tudo indica, segundo seu post, foram as colônias portuguesas que exportaram o produto para a Europa e a aristocracia portuguesa que popularizou a bebida junto a aristocracia inglesa.. Vou até tentar descobrir mais sobre essa história.
    Obrigado por compartilhar

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sabe que eu já passei dezenas de vezes no Strand e nunca reparei nessa lojinha? 😉 … Como é que foi possível?? 😉 … e eu que pensava que já conhecia bem a cidade … ehehe… na verdade mesmo que se vá a Londres vezes sem conta há sempre algo de novo a descobrir…Obrigada pelo post… tudo o que diz respeito a Londres me interessa… 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  3. oi Tina… para uma apaixonada por chás e por história como eu esse texto é uma verdadeira preciosidade, cheio de novas (para mim, claro) e interessantes informações. É clichê, eu sei, mas eu o amei verdadeiramente! Um dia voltarei a Londres e passarei por aí, com toda a certeza! 🙂 bj

    Curtido por 1 pessoa

  4. Estou com viagem marcada pra Londres e já reservei espaço na mala pra trazer chás! Meus planos eram comprar no supermercado, mas agora essa loja entrou definitivamente no roteiro! Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Supermercado tem uma grande variedade, mesmo da marca Twinings e é bem mais barato. Porém na loja você pode fazer pick and mix e montar sua própria caixa com diversos tipos! Vale a pena! Se quiser fazer um passeio guiado pela cidade, entre em contato que terei o maior prazer em mostrar Londres pra você!

      Curtir

  5. Simplesmente amei esse post. Não sabia desse lugar, apesar de ter morado em Londres. E quanta informação legal e curiosidades. Eu sou a loca do chá, tomo vários por dia e nao fazia ideia que tinha sido levado para Inglaterra por uma Portuguesa! E que custava essa fortuna. OMG, ainda bem que agora we can afford it! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu confesso que não sou muito fã de chá, mas os poucos que eu gostei foram Twinings, hahaha. Então com certeza amaria esse passeio, principalmente pela história. Muito legal!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.