LONDRES A PÉ OU DE CARRO?

16 comentários

Angélica que me desculpe, mas eu não vou de táxi! Vou de metrô!

willesden green underground plataform

Pra quem ainda não sabe, eu faço passeios guiados por Londres e posso afirmar que a melhor maneira de conhecer a cidade é a pé e usando transporte público.

Às vezes encontro resistência de alguns clientes (mal) acostumados a só andar de carro no Brasil e nos Estados Unidos. 

Alguns até vêm de Paris onde o guia os levou para um passeio de automóvel.

Mas em Londres dirigir é ficar preso no trânsito, enfrentar ruas estreitas de mão dupla, não ter onde estacionar, enfim, um estresse desnecessário!

london-underground-central-line

Claro que as vezes tem probleminhas no metrô e na hora do rush é bem cheio, mas se você está de férias, pode se programar para evitar o tumulto e até esperar por um trem mais vazio.

metro vazio
Sempre que dá eu me programo pra pegar o trem assim, vazio!
  • Fatos sobre o metrô de Londres

Eu uso o metrô para ir até um ponto e faço a maior parte do passeio a pé, sem pressa, apreciando bem essa cidade incrível.

london-eye-cab-england

Porém tive clientes que insistiram em pedir Uber e a experiênia não foi nada boa.

A cidade é complexa, mesmo quem mora aqui há anos precisa usar mapas para se localizar.

Os motoristas não são treinados e alguns falam mal o inglês.

PSAZLON001_1_o
© Crown Copyright – página do livro A-Z que a gente usava antes dos aplicativos.

Na experiência mais recente tivemos que cancelar o primeiro carro pois, apesar de termos colocado o endereço, com nome da rua e número do prédio, ele não conseguiu nos achar e também não podia ligar pois meu cliente pediu pelo celular dele, com número do Brasil. Pedimos então do meu celular e, de novo, a motorista ia passando direto. Tivemos que correr e atravessar a rua para pegar o carro. A moça estava super nervosa e dirigia muito mal!

O tempo perdido e o estresse não compensaram – no aplicativo dizia que de Uber levaria metade do tempo do que de metrô, mas acabou levando o dobro! 

red bus kombi black cab
Os ônibus de 2 andares são um charme e se você conseguir um lugar lá na frente no segundo andar tem uma vista bem legal. Mas se tiver pouco tempo na cidade, não recomendo por causa do trânsito.

Se você precisa de um táxi, recomendo os “black cabs”, táxis oficiais de Londres pois os motoristas tem certificado e fazem um curso de 4 anos para tirar a licensa.

pink cab
Hoje em dia tem “black cab” de todas as cores!

Eu indico o Carlos, um brasileiro que tem um black cab.

Além de ser super competente, mora em Londres há mais de 20 anos e é uma simpatia.

Meus clientes que fizeram traslados com ele aprovaram!

black cab electric carlos
@brazilianblackcabdriver – novo carro elétrico 

E você pode conhecer um pouco mais sobre o Carlos nessa entrevista com o querido Rafa Maciel do Guri In London: 

Existem também os serviços de mini cab, que são carros particulares com licensa para levar passageiros, porém esses só podem ser pedidos por telefone ou se você passar por um escritório.

Alguns hotéis e restaurantes tem um mini cab local para chamar.

mini cab office

As empresas que anunciam na internet serviços de motorista particular devem ser verificadas pois muitas terceirizam o atendimento e você pode pegar um motorista sem seguro ou licensa. 

Eu super indico Londres Chauffeurs pelo profissionalismo e competência: 

https://www.londreschauffeurs.com/

Uma outra opção são as bicicletas

bike station

Você pode alugar e passear pela cidade, mas sempre com muito cuidado, lembrando que o trânsito aqui é ao contrário! 

bikes regent street night

E se você tem pouco tempo, que tal um passeio no barco-ônibus para admirar Londres por um ângulo diferente enquanto vai de um ponto a outro?

Uber Boat

Enfim, ponha um tênis confortável e venha conhecer Londres a pé. Você economiza, não se estressa e ainda faz um exercício.

E se chover, entra num museu ou compra uma capinha bacana, afinal você não é feito de açúcar.

londres capa de chuva uk

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento,

  • Reserve aqui seu hotel no Booking.com

16 comentários em “LONDRES A PÉ OU DE CARRO?”

  1. Tina, você tem toda razão. Aliás, nem nos maiores centros eu acho que devemos pegar táxi ou alugar carro para conhecer a cidade. Conhecer a pé ou de bike é sempre a minha primeira opção, em cidades maiores como Londres e Paris um metro vai bem, claro. Mas ficar presa no trânsito jamais!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Metrô é sempre uma ótima opção de locomoção….as vezes apenas limita pois não conhecemos a cidade “por cima”…mas quando o negócio é somente ir de um lugar para o outro tb faço isso. Obrigada por compartilhar.

    Curtido por 1 pessoa

  3. A pé ou de metrô (tube, como eles dizem ne rs). Concordo com você Tina, o trânsito pode ser bem caótico, utilizo ônibus todo dia e sei bem como pode atrasar a vida do viajante que apenas tem alguns dias para desfrutar a cidade. Metrô apesar de ser um pouco mais caro que o ônibus é o método mais eficiente para se deslocar em grandes distâncias.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Adoro Londres e acho que você tem toda a razão, eu visito Londres muitas vezes e ando sempre a pé e de metro. Táxi só apanhei uma vez numa emergência, um black cab, super simpático mas o preço ficou bem elevado.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Tina esse seu post é indispensável pra quem vai a Londres. Como vc disse, os brasileiros são mal acostumados a usar carro e esquecem que aqui na Europa a história é outra. Esses que fizeram passeio guiado de carro em Paris entraram numa furada porque o trânsito aqui é tão ruim quanto o de Londres

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.