Exposição de presentes da Rainha

Fui de novo visitar a residência oficial de Elizabeth II Como em todo verão, quando a rainha viaja para o castelo de Balmoral, na Escócia, pra curtir as merecidas férias, o Palácio de Buckingham abre suas portas para o público poder visitar as grandiosas “Salas de Estado”, um conjunto de salas que são usadas pela

Continue lendo
18 comentários

Fui de novo visitar a residência oficial de Elizabeth II

BuckPalace spring

Como em todo verão, quando a rainha viaja para o castelo de Balmoral, na Escócia, pra curtir as merecidas férias, o Palácio de Buckingham abre suas portas para o público poder visitar as grandiosas “Salas de Estado”, um conjunto de salas que são usadas pela rainha e membros da família real para receber e entreter os visitantes, e o incrível acervo de obras de arte do Royal Collection Trust.

Sala-do-trono-Buckingham-Palace1-1024x907
The Throne Room, photographer: Derry Moore The Royal Collection © 2009 Her Majesty Queen Elizabeth II

Todo ano tem uma exposição especial, disposta por algumas dessas salas

Ano passado (2016), fui ver  “Fashioning a Reign: 90 Years of Style from The Queen’s Wardrobe”, uma mostra dos vestidos usados pela rainha, em comemoração aos 90 anos de Elizabeth II.

RC_Dress_Selection_10
Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2016.

 

 

 

Esse ano fui convidada para mostra especial para blogueiros da exposição “Royal Gifts”, uma exibição dos presentes que a rainha recebeu durante seu reinado.

ATENÇÃO: essa exposição está encerrada!

Elizabeth II é a monarca que reina há mais tempo na Inglaterra – um recorde de 65 anos. E é também a mais viajada, tendo passado por mais de 250 lugares.

A exposição foi dividida por continentes e tem objetos lindos, interessantes e bizarros que foram dados por pessoas de diferentes classes e posições sociais e políticas dos mais de 100 países que ela visitou, tanto de férias como em visitas oficiais.

Royal Gifts Europe room
Na primeira sala os presentes recebidos nas visitas pela Europa.
Royal Gifts russian samovar
Uma das peças mais impressionates é um Samovar, utensílio de origem russa utilizado para aquecer água e servir chá, muito usado na época dos czares. Presente do presidente Boris Yeltsin, em 1994. A rainha Elizabeth II foi o primeiro monarca britânico a visitar a Rússia.
Royal Gifts saddle portugal
Todos sabem da paixão da rainha por cavalos. A sela em veludo e decorada com fios de prata foi presente do presidente de Portugal, Francisco Craveiro Lopes, em 1957. Os cavalos foram presentes, respectivamente, da esquerda para a direita: presidente da França François Hollande (junho 2014), presidente húngaro Arpad Goncz durante sua visita ao Reino Unido (junho 1999) e Janez Jansa, primeiro ministro da Eslovênia, em 2007.

Royal Gifts curator

Royal Gifts spanish visit
Durante a recente visita do rei Felipe VI da Espanha (julho 2017), a rainha foi presenteada com cópias de um livro e cartões postais que conectam as duas famílias históricamente.
Royal Gifts bronze bust
O busto de bronze é uma homenagem do povo da Austrália e foi apresentado pelo primeiro ministro Robert J. L. Hawke em ocasião da abertura do parlamento, em 1988.

Royal Gifts united kingdom

Royal Gifts royal barge
A escultura de gesso dourado, representando o rio Tâmisa, da barcaça real Spirit of Chartwell, usada durante a procissão que comemorou o jubileu de diamante de Elizabeth II, em 2012.

Royal Gifts various uk

Royal Gifts burmese
Uma escultura em bronze do cavalo Brumese, que a rainha montou durante a cerimônia Trooping the Colour em 18 ocasiões, desde 1969 – presente da St.John’s Ambulance Brigade (1987).
Royal Gifts union flag
Um emblema da bandeira do Reino Unido do uniforme usado pelo astronauta britânico Major Tim Peake durante a missão espacial Principa (2017).

Royal Gifts africa room

Royal Gifts african throne
A cadeira amarela foi feita para a rainha se sentar num encontro do Commonwealth, em Uganda, em 2007. E o trono africano, presente do povo de Youruba, Nigéria, em 1956 – a quantidade de miçangas é sinal de fortuna e status.
Royal Gifts khadda tibet
O chale de seda budista (Khada) foi abençoada pelo Dalai Lama (1962).

Royal Gifts americas room

Royal Gifts balanganda
A versão moderna de um balangandã, apretecho feito por escravos africanos, foi presente do presidente Costa e Silva na visita da rainha Elizabeth II ao Brasil em 1968.
Royal Gifts kennedy
O presidente americano JF Kennedy presenteou a rainha, durante um jantar no palácio de Buckingham, em 1961, com esse retrato autografado.
Royal Gifts mexican tree of life
A criatividade e colorido mexicanos nessa “Árvore da Vida” onde a rainha e o duque de Edinburgo (no cavalo preto) aparecem rodeados por símbolos britânicos – presente do presidente Enrique Peña Nieto (2015).

Tinha muito mais coisa, mas, apesar de termos sido autorizados a tirar fotos (somente dos presentes), tínhamos que ser rápidos para poder acompanhar a curadora e terminar antes que as portas se abrissem para o público.

No final da visita ganhamos de cortesia uma bebida e um doce do café que tem nos jardins do palácio.

Royal Gifts coffee

Poderia ter ficado para ver o resto das salas com calma, porém tinha compromisso. Mas ano que vem tem mais.

A exposição encerrou dia 1 de Outubro de 2017, mas o Palácio abre as portas novamente no próximo verão.

Para chegar de metrô use as estações:

  • Green Park (linhas Jubille, Piccadilly e Victoria)
  • St James Park (linhas Circle e District)
princess diana desk
No dia 31 de Agosto de 2017 fez 20 anos da morte da princesa Diana e, para homenageá-la, o palácio exibiu a mesa de trabalho dela. Muitos dos objetos foram escolhidos por seus filhos, os príncipes William e Harry, pois refletem o comprometimento profissional da princesa e as memórias maternas.

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

18 comentários em “Exposição de presentes da Rainha”

  1. Eu pensei muito sobre visitar o interior do Palácio ou não, essa exposição e toda a visita parecem muito interessantes, porém o que me desanima é o valor do ingresso (minha viagem é low cost e nao tem nada de low no preco do ingresso hehe), mas após seu post pode ser que eu mude de opinião, ainda tenho uns dias até 1 de Outubro rs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.