ONDE FICA A PLATAFORMA 9 3/4?

27 comentários

De onde sai o trem para Hogwarts?

Nos filmes de Harry Potter, a famosa plataforma 9 ¾ fica na estação de King’s Cross.

Porém a fachada que aparece é da estação de St. Pancras.

st-pancras-station
A estação de St Pancras foi inaugurada em 1868. O prédio, no estilo gótico vitoriano, que também abriga o Hotel Renaissance, faz dela uma das mais elegantes estações de trem do mundo!

Um outro fato é não há muro entre as plataformas 9 e 10 na estação de King’s Cross da vida real, elas ficam lado a lado, separadas pelos trilhos. Durante as filmagens foram usadas as plataformas 4 e 5.

O cinema tem a tal da licença poética, mas, na vida real, devemos sempre passar as informações o mais corretamente possível.

As estações de Kings Cross e St Pancras ficam uma ao lado da outra, interligadas pela estação de metrô, pasmem, King’s Cross St Pancras (linhas Northern, Piccadilly, Victoria, Metropolitan, Hammersmith&City e Circle).

Porém são duas estações  de trem distintas.

kings-cross-st-pancras-sign
O símbolo vermelho ao lado de King’sCross e St. Pancras International significa que são estações de trem.

Estação King’s Cross

kings-cross-station

Apesar de parecer mais moderna depois da restauração, a estação foi construída em 1852 pela Great Northern Railway. De lá partem trens para o norte do Reino Unido, incluindo Cambridge, York, Newcastle e Edinburgh.

E é lá que você encontra a plataforma 9 ¾, ao lado das plataformas 9 e 10, com um carrinho enfiado na parede onde uma “pequena” fila (cerca de 1 hora em épocas de pico) se forma para os fãs tirarem fotos.

PLATAFORM 9 34
Você pode pedir alguém pra tirar sua foto ou comprar a oficial na lojinha ao lado.

kings-cross-station-plataform-934-store-harry-potter

Estação St Pancras

Fica do outro lado da rua e é onde você pega o Eurostar para Paris, Disneyland Paris, Bruxelas e Amsterdã.

st-pancras-station-eurostar

De lá você também pode ir para Derby, Leicester (a cidade, não a praça), Nottingham, Brighton, Luton e vários outros lugares nas Midlands – o meio da Inglaterra!

Mas por que duas estações, uma ao lado da outra?

No século 19 a competição era ferrenha entre as grandes companhias ferroviárias.

Great Northern Railway e Midland Railway eram rivais e a segunda usava as plataformas das estações de  King’s Cross até encontrar um terreno para construir sua própria estação que, por coincidência, ficava bem ao lado!

st-pancras-and-kings-cross-stations

Portanto, por favor, quando postarem uma foto de St Pancras, não digam que é King’s Cross (e vice versa) para não deixar outras pessoas e nem o Google confusos, como acontece com a Tower Bridge, um ícone famoso de Londres, que é sempre confundida com a London Bridge.

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande mensagem para mais informações:

WHATSAPP +7766772521

EMAIL info@londrespravoce.com

27 comentários em “ONDE FICA A PLATAFORMA 9 3/4?”

  1. Certamente você facilitou a cida de muitos fãs de HP. Eu, a louca dos Beatles, quando estive em Londres fui parar lá naquela estação de Abbey Road, que nada tem a ver com a rua da capa do LP. Passei sei lá quantas horas no trem e fui parar no fim do mundo. Isso foi na época pré-smartphones, eu fique p da vida.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tina, está de parabéns pelo post!! Bastante esclarecedor!! Estarei na cidade em novembro, será que as filas ainda serão quilométricas?? Espero que não, rsrsrs. Parabéns pelo blog!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.