Museus de Londres – Geffrye Museum – Exposição de Natais Passados

O Geffrye Museum, inaugurado em 1914, mostra a evolução das casas e suas decorações desde o século 17.

Através de diversos ambientes, você vê as mudanças na sociedade e no comportamento, estilo, moda e gosto da classe média inglesa durante um período de 400 anos.

geffrye-museum-fachada

Dos móveis de carvalho do século XVII , passando pela elegância georgiana, o eclético estilo vitoriano, até a modernidade do século XX, você pode sentir como viviam as famílias na Inglaterra.

Todos os anos as onze salas de estar, o ambiente que é foco principal das reuniões familiares, são decoradas com autênticos enfeites para expor como o Natal era comemorado através dos séculos.

Nesta sala de 1630 a mesa está posta para uma festa de ano novo.  Uma mistura de pratos doces e salgados. O açúcar era um luxo caro e os doces são feitos de forma divertida imitando outros alimentos como bacon, ovos, nozes e peras.

londres-geffrye-museum-1630

Em 1695 a música era o principal divertimento das famílias que se reuniam na sala para tocar e cantar.

londres-geffrye-museum-1695

No século XVIII, os antigos costumes de Natal estavam saindo de moda nas grandes cidades. As pessoas iam à igreja e doavam alimentos. A decoração abaixo é de 1745 – era comum servir jujubas e vinho na ceia.

londres-geffrye-museum-1745

Repare nos garfos dessa mesa posta para a ceia em 1790: o rosbife era servido juntamente com o “plum pudding” ou “Christmas pudding”, o bolo feito com frutas secas e condimentos, envelhecido por um mês, que é um dos pratos tradicionais do Natal na Inglaterra até os dias de hoje!

londres-geffrye-museum-1790

O Bolo de Reis é a peça central dessa mesa decorada para o Natal em 1830. As famílias passavam a noite comendo, jogando cartas e brincando de charadas.

londres-geffrye-museum-1830

Durante a era vitoriana alguns costumes se tornaram populares, como decorar a árvore de Natal, como nesta sala de 1870.

londres-geffrye-museum-1870

Abaixo uma pequena sala de estar de 1890 com decorações inspiradas pelo Movimento Estético e a influência da cultura japonesa. Nessa época foram introduzidos os selos postais e as pessoas começaram a mandar cartões de Natal pelo correio – notem os cartões expostos na lareira e no móvel.

londres-geffrye-museum-1890

Período eduardiano, entre 1900 e 1914. Reparem as meias no sofá. Elas eram penduradas na lareira e eram colocados tangerinas, nozes e pequenos brinquedos para as crianças.

londres-geffrye-museum-1900

Na década de 1930, as pessoas se reuniam para ouvir o discurso de Natal do rei pelo rádio, introduzido por George V, em 1932.

londres-geffrye-museum-1930

Já na década de 1950, o Natal era totalmente focado nas crianças que ajudavam a decorar a casa para as festas. Reparem a bagunça dos presentes no tapete da sala.

londres-geffrye-museum-1950

Pra finalizar, uma decoração de Natal típica do final do século XX. A mesa posta para reunir os amigos e celebrar comendo, bebendo e trocando presentes!

londres-geffrye-museum-fnal-seculo-20

Endereço: 136 Kingsland Road,  London,  E2 8EA

Estações de metrô:

  • Hoxton (Overground)

  • Old Street (linha Northern)

O museu funciona de terça a domingo entre 10h e 17h. Fica fechado às segundas-feiras (menos feriados), na sexta-feira santa e dias 24, 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro.

UPDATE: A exposição terminou no dia 7 de janeiro de 2018  e o museu está fechado para reformas até o começo de 2020.

Para eventos nos jardins e tours na Almshouse, uma casa do século 18 que abrigava pobres e idosos e foi recém restaurada, cheque o site: 

https://www.geffrye-museum.org.uk/whatson/

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.