Museus de Londres – Geffrye Museum – Exposição de Natais Passados

O Geffrye Museum é o museu da casa e foi inaugurado em 1914.

Através de diversos ambientes, você vê as mudanças na sociedade e no comportamento, estilo, moda e gosto da classe média inglesa durante um período de 400 anos.

londres-geffrye-museum-fachada

Dos móveis de carvalho do século XVII , passando pela elegância georgiana, o eclético estilo vitoriano, até a modernidade do século XX, você pode sentir como viviam as famílias na Inglaterra.

Todos os anos as onze salas de estar, o ambiente que é foco principal das reuniões familiares, são decoradas com autênticos enfeites para expor como o Natal era comemorado através dos séculos.

londres-geffrye-museum-1630

Nesta sala de 1630 a mesa está posta para uma festa de ano novo.  Uma mistura de pratos doces e salgados. O açúcar era um luxo caro e os doces são feitos de forma divertida imitando outros alimentos como bacon, ovos, nozes e peras.

londres-geffrye-museum-1695

Em 1695 a música era o principal divertimento das famílias que se reuniam na sala para tocar e cantar.

londres-geffrye-museum-1745

No século XVIII, os antigos costumes de Natal estavam saindo de moda nas grandes cidades. As pessoas iam à igreja e doavam alimentos. A decoração abaixo é de 1745 – era comum servir jujubas e vinho na ceia.

londres-geffrye-museum-1790

Repare nos garfos dessa mesa posta para a ceia em 1790: o rosbife era servido juntamente com o “plum pudding” ou “Christmas pudding”, o bolo feito com frutas secas e condimentos, envelhecido por um mês, que é um dos pratos tradicionais do Natal na Inglaterra até os dias de hoje!

londres-geffrye-museum-1830

O Bolo de Reis é a peça central dessa mesa decorada para o Natal em 1830. As famílias passavam a noite comendo, jogando cartas e brincando de charadas.

londres-geffrye-museum-1870

Durante a era vitoriana alguns costumes se tornaram populares, como decorar a árvore de Natal, como nesta sala de 1870.

londres-geffrye-museum-1890

Abaixo uma pequena sala de estar de 1890 com decorações inspiradas pelo Movimento Estético e a influência da cultura japonesa. Nessa época foram introduzidos os selos postais e as pessoas começaram a mandar cartões de Natal pelo correio – notem os cartões expostos na lareira e no móvel.

londres-geffrye-museum-1900

Período eduardiano, entre 1900 e 1914. Reparem as meias no sofá. Elas eram penduradas na lareira e eram colocados tinha tangerinas, nozes e pequenos brinquedos para as crianças.

londres-geffrye-museum-1930

Na década de 30, as pessoas se reuniam para ouvir o discurso de Natal do rei pelo rádio, introduzido por George V em 1932.

londres-geffrye-museum-1950

Já na década de 50, o Natal era totalmente focado nas crianças que ajudavam a decorar a casa para as festas. Reparem a bagunça dos presentes no tapete da sala.

londres-geffrye-museum-fnal-seculo-20

Pra finalizar, uma decoração de Natal típica do final do século XX. A mesa posta para reunir os amigos e celebrar comendo, bebendo e trocando presentes!

A exposição fica aberta de 22 de novembro a 8 de janeiro de 2017 e a entrada é gratuita!

O museu funciona de terça a domingo entre 10h e 17h. Fica fechado às segundas-feiras (menos feriados), na sexta-feira santa e dias 24, 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro.

Endereço: 136 Kingsland Road,  London,  E2 8EA – estações de metrô Hoxton e Old Street.

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Reserve seu hotel através do Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão). 

E para saber onde comer, baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres”

Curtiu? Deixe um comentário! Obrigada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s