Um passeio na corte de Henrique VIII
O palácio de Hampton Court fez 500 anos em 2015 e fui visitar acompanhando uma de minhas clientes.
Foi uma das moradias de Henrique VIII e suas seis esposas, assim como de seus filhos que o sucederam: Eduardo VI, Maria I e a famosa Elizabeth I que, por nunca ter casado e deixado um herdeiro, findou a dinastia Tudor.

O palácio tem muitas histórias, algumas meio macabras: dizem que o fantasma da terceira esposa do rei, Jane Seymor, que faleceu no palácio após o nascimento do único filho homem de Henrique VIII, aparece sempre no aniversário de sua morte.


Cozinhando para o “rei glutão”
Minha parte favorita são as cozinhas – quem me conhece sabe que adoro cozinhar e comer!
Ali eram preparadas, duas vezes ao dia, refeições para cerca de 800 pessoas da corte de Henrique VIII.
Dá até pra sentir o cheiro da comida!
UPDATE – As cozinhas passaram por uma “reforma” em 2018 e tem coisas diferentes do que as que estão nesse post. Mas a história é a mesma!
Passear pelas salas do palácio te transporta direto no túnel do tempo para os 3 séculos em que foi usado como residência pela monarquia britânica.
Durante a dinastia Stuart, William III, com inveja do rival francês, Louis XIV, que levou a corte para Versailles, mandou fazer uma super obra e ampliou o palácio no estilo barroco!
O arquiteto responsável foi Sir Christopher Wren, o mesmo da Catedral de St Paul.
Os jardins, também inspirados no vizinho francês, são imensos, divididos em várias partes que não tivemos tempo de explorar desta vez.
Tem até um labirinto que se tornou uma das principais atrações do palácio desde sua abertura ao público.
Mas confesso que não curti pois fiquei meio “panicada” lá dentro pois sou super claustrofóbica (veja o videozinho no final do post)!

Durante a dinastia Tudor, os jardins eram palco de justas e de várias festas que hoje são reencenadas para o público ter um gostinho do que era fazer parte da corte de Henrique VIII.
Fim de uma era
George II, que reinou de 1727 a 1760, foi o último soberano a morar em Hampton Court.
A partir de 1737 o palácio foi dividido em vários apartamentos e os inquilinos que, de alguma maneira, serviram à Coroa, não pagavam aluguel.
Os apartamentos continuaram a ser concedidos até os anos 1960 e inclusive ainda existem algumas pessoas idosas morando lá.
O palácio foi aberto ao público pela rainha Victoria em 1838.
Na época a entrada era grátis, mas agora tem que pagar.
O palácio fica aberto todos os dias:
- Verão (25 Mar a 27 Out) – 10h às 18h (última entrada às 17h)
- Inverno (28 Out a 30 Mar) – 10h às 16:30 (última entrada às 15:30)
Hampton Court fica a quase 20 quilômetros do centro de Londres, em Richmond Upon Thames, cerca de 30 minutos de trem saindo da estação de Waterloo e você pode pagar a passagem com seu Oyster Card.
Para chegar em Waterloo use as linhas de metrô:
- Northern, Jubilee ou Bakerloo
ATENÇÃO: Se você tem um Travelcard, verifique se não precisa colocar um adicional no seu Oyster pois Hamtpon Court fica na zona 6!
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento,
Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:
Excelente dica! Ótimo post sobre um lugar menos badalado nos roteiros convencionais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bem, que atenção ao detalhe! Deve ser mesmo uma visita muito interessante. Pessoalmente adoro visitar estes locais com tanta história. Obrigada pela partilha!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que excelente sugestão de passeio. Ainda não conheço e fiquei cheia de vontade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ahaaa que delícia. A Inglaterra toda é cheia de charme, castelos e um convite para voltar no tempo né?! Obrigada pelas dicas..
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu tenho uma queda por locais històricos e, apesar de ter antipatia pelo Henrique VII (rsrsrsrs), sou super curiosa com este perìodo històrico (tanto na Inglaterra, quanto França e Itàlia) e jà favoritei este palàcio em meu mapa.
😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Preciso dizer que: adorei os cavalinhos =)
Eu fiquei em Londres 9 semanas e não consegui ir até Hampton Court, acredita? Vou ter que voltar logo e fazer a visita rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tina adorei esse post! Realmente a Inglaterra é maravilhosa, a cidade de Londres linda e com arredores maravilhosos! A conhecer sem dúvida! é tanto lugar lindo que deveríamos andar sempre em viagem para conhecer todos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Tem tanta coisa por aqui que em uma vida inteira não dá pra conhecer tudo.
CurtirCurtir
Primeiro: quero um trabalho assim: levar as pessoas pra passear e ainda mais num lugar desses! Fiquei surpresa de você poder fotografar normalmente os castelos não permitem. Adorei a dica de passeio!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Você não pode fotografar em palácios que ainda são usados como Buckingham e Windsor. Mas Hampton Court é tipo museu. Eu tbm não entendo o critério que eles usam pra proibir ou liberar fotografias.
CurtirCurtir
eita, as tortinhas da foto são bem parecidas com as feitas pelo hot pie no game of thrones aheuahe e alias ele abriu uma padaria ai em londres chamada You Know Nothing John Dough
CurtirCurtido por 1 pessoa
HAHAHA, não sabia! Parece que não tem loja física, só entrega (pelo menos não consegui achar)! Acho que foi só durante a temporada pois dz no site que não esão mais entregando… não sou tão fão assim de GOT!
CurtirCurtir
Que lugar interessante Tina, o mais legal foi como eles reproduziram como era usado os locais. Normalmente nessas visitas a gente só vê a cozinha ou outro canto da casa vazia, com o buraco na pedra etc. Muito legal.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É muito interessante mesmo, e eles fazem várias encenações pelo palácio, você se sente na corte do Henrique VIII.
CurtirCurtido por 1 pessoa