O Museum of the Home, inaugurado em 1914, mostra a evolução das casas e suas decorações através de diversos ambientes, mostrando as mudanças na sociedade e no comportamento, estilo, moda e gosto da classe média inglesa durante.
O Museu do Lar está instalado em um asilo construído em 1714. O dinheiro para sua construção veio do legado de Sir Robert Geffrye (1613-1704).
Em 1911, o Conselho do Condado de Londres (LCC) comprou o prédio e os jardins. Os jardins representavam 14% do espaço aberto em Shoreditch, uma área densamente povoada de Londres.
Na época, designers, artistas e arquitetos pleiteavam um espaço para exposições de artes e ofícios. O LCC percebeu que poderia dar um novo propósito aos asilos, transformando-os em um museu, e em 2 de abril de 1914 o Museu Geffrye foi aberto ao público.
Fui visitar em 2016 para conferir a exposição sobre as decorações de Natal através dos séculos.
A exposição mostrava onze salas de estar, o ambiente que é foco principal das reuniões familiares, decoradas com autênticos enfeites para expor como o Natal era comemorado.
1630
Nesta sala a mesa está posta para uma festa de ano novo. Uma mistura de pratos doces e salgados. O açúcar era um luxo caro e os doces são feitos de forma divertida imitando outros alimentos como bacon, ovos, nozes e peras.
1695
A música era o principal divertimento das famílias que se reuniam na sala para tocar e cantar.
1745
No século XVIII, os antigos costumes de Natal estavam saindo de moda nas grandes cidades. As pessoas iam à igreja e doavam alimentos e era comum servir jujubas e vinho na ceia.
1790
Repare nos garfos dessa mesa posta para a ceia: o rosbife era servido juntamente com o “plum pudding” ou “Christmas pudding”, o bolo feito com frutas secas e condimentos, envelhecido por um mês, que é um dos pratos tradicionais do Natal na Inglaterra até os dias de hoje!
1830
O Bolo de Reis é a peça central dessa mesa decorada para o Natal no século XIX. As famílias passavam a noite comendo, jogando cartas e brincando de charadas.
1870
Durante a era vitoriana alguns costumes se tornaram populares, como decorar a árvore de Natal.
1890
Abaixo uma pequena sala de estar com decorações inspiradas pelo Movimento Estético e a influência da cultura japonesa. Nessa época foram introduzidos os selos postais e as pessoas começaram a mandar cartões de Natal pelo correio – notem os cartões expostos na lareira e no móvel.
Período eduardiano, entre 1900 e 1914
Reparem as meias no sofá. Elas eram penduradas na lareira e eram colocados tangerinas, nozes e pequenos brinquedos para as crianças.
Década de 1930
As pessoas se reuniam para ouvir o discurso de Natal do rei pelo rádio, introduzido por George V, em 1932.
Década de 1950
O Natal era totalmente focado nas crianças que ajudavam a decorar a casa para as festas. Reparem a bagunça dos presentes no tapete da sala.
Final do século XX
A mesa posta para reunir os amigos e celebrar comendo, bebendo e trocando presentes!
Endereço:
- 136 Kingsland Road, London, E2 8EA
Estações de metrô:
- Hoxton (Overground)
- Old Street (linha Northern)
Horários:
- terça a domingo entre 10h e 17h.
- Fica fechado às segundas-feiras (menos feriados), na sexta-feira santa e dias 24, 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro.
UPDATE: A exposição terminou no dia 7 de janeiro de 2018.
O museu entrou em reforma durante a pandemia e voltou em 2021 com cara nova.
Para mais informações, visite o site:
https://www.geffrye-museum.org.uk/
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privativos e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande mensagem para mais informações:
WHATSAPP +7766772521
EMAIL info@londrespravoce.com












