A história do monumento “Cleopatra’s Needle” (agulha de Cleópatra) e sua viagem a Londres é fascinante e trágica ao mesmo tempo.
Um presente (de grego)
O monumento foi um presente do vice-rei do Egito Maomé Ali, em 1819, para celebrar as vitórias de Lord Nelson na Batalha do Nilo e de Sir Ralph Abercromby na Batalha de Alexandria em, 1801.
O governo britânico aceitou o presente, mas não quis arcar com as despesas do transporte e o obelisco permaneceu em Alexandria até 1877, quando um médico inglês resolveu patrocinar a viagem.
O enorme monumento foi colocado numa espécie de cilindro e rebocado por um navio. Porém, no meio do caminho, durante uma tempestade, o compartimento se desprendeu. A tentativa de resgatar o obelisco resultou na morte de 6 marinheiros e ele foi abandonado à deriva. Foi finalmente resgatado, 4 dias depois, por um navio escocês, consertado e chegou à Londres em janeiro de 1878.
Curiosidade:
Quando o Obelisco foi erguido nas margens do Tâmisa, no dia 12 de setembro de 1878, uma cápsula do tempo foi colocada dentro do seu pedestal.
Dizem que contém um conjunto de 12 fotografias das mulheres inglesas mais bonitas da época, uma caixa de grampos para cabelo, uma caixa de charutos, tabaco para cachimbo, um conjunto de pesos imperiais, uma mamadeira, alguns brinquedos, uma navalha, um macaco hidráulico e algumas amostras do cabo utilizado na construção , uma réplica em bronze do monumento, um conjunto completo de moedas britânicas contemporâneas, uma rupia (dinheiro indiano), um retrato da Rainha Vitória, um documento contando a história do transporte do monumento, um pergaminho com o croqui, uma tradução das inscrições, cópias da Bíblia em várias línguas, uma cópia de João 3:16 em 215 línguas, uma cópia do Almanaque de Whitaker, um guia da Ferroviária Bradshaw , um mapa de Londres e cópias de 10 jornais da época.
Fazendo a egípcia
Outra curiosidade é sobre as duas réplicas de esfinges em volta do monumento. Elas deveriam estar guardando o obelisco, porém foram posicionadas ao contrário, olhando pra ele. Alguns dizem que foi uma questão de estética, outros que foi um erro na hora de serem instaladas.
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.
-
Reserve seu hotel no Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão).
-
Baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres”
-
Veja a lista de guias brasileir@s na Europa que eu recomendo