Palácio de Buckingham – visitando a casa e a exposição de vestidos da rainha da Inglaterra!

Quando a rainha não está, os súditos fazem a festa no palácio!

Morando em Londres há mais de 20 anos, visitar o Palácio de Buckingham nunca foi uma prioridade e nem mesmo um sonho. Aliás, eu nunca sequer vi sua majestade, embora tenha tido várias oportunidades – falta em mim o gene da tietagem!

Não sou contra a monarquia, até acho legal, mas, enfim, como eu sempre pensava “quem viu um (palácio), viu todos” , e eu já tinha visitado Versailles e Windsor, não me empolgava em pagar um precinho bem salgado para ver mais um!

img_8053
Buckingham Palace – um dos locais mais visitados de Londres e residência oficial da rainha Elizabeth II

Porém surgiu uma oportunidade de ir conhecer a moradia de Elizabeth II e ver a exposíção especial de vestidos da rainha, na base do “0800” (de graça).

SMP00054
Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2016.

Marquei a visita para meio dia, para evitar o tumulto da troca da Guarda, mas calculei mal, já que a cerimônia termina essa hora e eu tive que atravessar um mar de gente para chegar na entrada.

CG8
Foto tirada em fevereiro de 2016, quando fui ver a Troca da Guarda – acreditem, no verão tem pelo menos o dobro de gente!

Sobrevivi e cheguei inteira para viver uma experiência incrível! E vou mostrar pra vocês!

História

Mas antes, um pouquinho de história: Buckingham nem sempre foi um palácio. Na verdade era uma casa, conhecida como Buckingham House, que foi comprada pelo rei George III, em 1761, para sua esposa, a rainha Charlotte, e passou então a ser chamada de Queen’s House.

No século XIX, o rei George IV pediu ao arquiteto John Nash que fizesse o projeto de  ampliação.

O Palácio de Buckingham só se tornou residência oficial do monarca britânico em 1837, com a  ascensão da rainha Vitória.

O Palácio

O trabalho de Nash é magnífico e para curtir cada detalhe, só ao vivo mesmo, mas aqui vai um gostinho do que pode ser visto durante a visita:

8530860 Picture Gallery
Picture Gallery – Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2016

Os “salões de estado” (State Rooms) são mobilados com muitos obras da Royal Collection (coleção real), incluindo pinturas de Van Dyck e Canaletto, uma escultura de Canova, peças de porcelana de Sèvres e alguns dos mais requintados móveis ingleses e franceses.

Buckingham-Palace-Londres1-1024x762
The Blue Drawing Room, photographer: Peter Smith – The Royal Collection © 2009 Her Majesty Queen Elizabeth II

Na sala de música, os hóspedes são apresentados à rainha, ao Duque de Edimburgo e ao chefe de Estado que está visitando. E as escadarias são realmente impressionantes.

BUCKINGHAM_PALACE3
Photographer: Derry Moore

Na sala do trono a rainha recebe homenagens em ocasiões especiais. O arco tem dois anjos em tamanho natural que parecem proteger os tronos, os mesmos usados na cerimônia da coroação de Elizabeth II, em 1953.

Sala-do-trono-Buckingham-Palace1-1024x907
The Throne Room, photographer: Derry Moore The Royal Collection © 2009 Her Majesty Queen Elizabeth II

Ali foram tiradas as fotos oficiais do casamento de William e Kate, em 2011.

Royal-Wedding-photos-in-the-Throne-Room

O salão branco, o mais grandioso de todos do palácio, é onde os membros da família real se reúnem antes das festas e recepções oficiais. O espelho à esquerda, no fundo da foto, é uma passagem secreta usada por eles para entrar e sair da sala com discrição.

Buckingham-Palace1-1024x801
White Drawing Room – Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2016

Fashioning a Reign: 90 Years of Style from The Queen’s Wardrobe

“Formando um reinado: 90 anos de estilo do guarda-roupa da rainha”, a exposição que foi exibida somente esse ano (2016),  mostra a história de Elizabeth II através dos vestidos que ela usou em eventos históricos durante 9 décadas, desde seu batizado:

RC_Dress_Selection_33
Réplica do robe de batismo branco de rendas e cetim de seda, feito por Angela Kelly, encomendado por sua Majestade em 2004. O original foi encomendado pela Rainha Vitória para seu primeiro filho, em 1841, e foi usado por mais de 60 bebês reais.

PhotoGrid_1471350504429
Vestido do casamento com o Príncipe Phillip, em 1947, criado por Norman Hartnell, costureiro oficial da família real britânica desde 1938 até sua morte, em 1979- seda marfim, bordado com cristais e 10 mil pérolas importadas dos Estados Unidos
PhotoGrid_1471350751058
Vestido usado na coroação, em 1953, também uma criação de Norman Hartnell – os símbolos dos países do Commonwealth foram bordados com fios de ouro e prata.

Os vestidos pareciam ter vida, já que muitos eu vi a rainha usando nas matérias que editei nesses anos todos que trabalhei para várias TVs aqui em Londres.

RC_Dress_Selection_10

RC_Dress_Selection_38
Vestido criado por Angela Kelly e que a rainha usou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, na cena que fez com James Bond, interpretado pelo ator Daniel Craig! Clique aqui para assistir!
RC_Dress_Selection_21
Vestido e casaco em crepe de seda por Stewart Parvin e chapéu por Rachel Trevor-Morgan, que a rainha usou na cerimônia do Trooping the Colour, a celebração oficial de seu aniversário de 90 anos, em junho de 2016.

Os chapéus e adereços de cabeça fazem parte do elegante figurino  de sua Majestade!

RC_Dress_Selection_04

SMP00027
O manto da Order of the British Empire (Ordem do Imperio Britânico), feito por Ede and Ravenscroft e criado por Marion Foale,1952

Curta o slide show com os outros vestidos em exposíção:

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todas as fotos são de direito do Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2016.

Só podemos fotografar do lado de fora, na parte de trás que dá para o jardim e o lago. 

20160815_13334720160815_134509

Se vale a pena visitar o Palácio de Buckingham?

Eu acho que vale! É um dos poucos palácios habitados do mundo que pode ser visitado e você sente realmente a presença da família real nas salas, mesmo que eles estejam de férias, há mais de 800 quilômetros dali, no castelo de Balmoral, na Escócia!

trooping-of-the-color-queen-elizabeth-birthday-90-ss09
MEMBERS OF THE ROYAL FAMILY by Ben A. Pruchnie/Getty Images – comemoração dos 90 anos da rainha, junho 2016.

A exposição dos vestidos terminou, mas o palácio de Buckingham reabre no verão de 2017:

22 de julho a 31 de agosto (9:30h às 19:30h – última entrada 17:15h)

1 de setembro a 1 de outubro (9:30h às 18:30h – última entrda 15:15h)

Para comprar ingressos clique no site:

https://tickets.royalcollection.org.uk/

Para chegar ao palácio, use as estações de metrô de Green Park (linhas Jubille, Piccadilly e Victoria) ou St James Park (linhas Circle e District).

Mas se você não pode vir a Londres, curta o vídeo virtual do palácio (funciona melhor pelo app do YouTube no seu celular):

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Reserve seu hotel através do Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão). 

E para saber onde comer, baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres”

Curtiu? Deixe um comentário! Obrigada!

Anúncios

19 comentários Adicione o seu

  1. Marcyz disse:

    Vale a pena visitar o Palacio de Buckingham sim! Eu voltaria outra vez, para apreciar a beleza e historia desse palacio. Afinal, nao é sempre que a Familia Real abre as portas para nós, simples turistas… Parabéns, Tina pela sua sugestão! Belo passeio!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada! Foi muito legal e a exposíção dos vestidos tornou a visita mais especial!

      Curtir

  2. Luciana Werner disse:

    Tudo lindo, o lugar e a exposição!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Lulu Freitas disse:

    Curti muito o post. Compartilhei lá no blog. bjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ainda não conheço Londres, mas com toda a sua boa informação quando conhecer estarei perfeitamente orientada sobre onde ir! Obrigado

    Curtir

  5. Andrea disse:

    Ai que vontade de estar por lá….sou louca para conhecer. Viajei para lá junto com vc (pelo menos por enquanto rs). Vlw por compartilhar. bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  6. sempre tento fazer esse passeio, mas nunca consigo na época, já é um passeio incrível por si só, imagina então visitar o palácio por dentro e ainda mais com todos esses atrativos!

    Curtido por 1 pessoa

  7. rui batista disse:

    Não conheço… ainda. E Não me perdoo por isso. Sei que é muito, muito interessante. Um dia vou lá contigo 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  8. Tina que visita fantástica. Apesar de.não.ser fã da monarquia acho tudo bem curioso e ainda quero fazer a visita a esse palácio. Nessa ocasião que vc foi, ainda deu sorte de ter esse plus da exposição dos vestidoa né. Realmente interessante. Um abraço

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fui mais pela exposição, mas confesso que o palácio me impressionou! 😘

      Curtir

  9. julidamore disse:

    Sabe que quero voltar a Londres pra visitar o palácio por dentro. Pena que a coleção de vestidos não pode mais ser vista. Lindíssima!!! Adorei o post!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Nunca estive dentro do palácio, mas ao ver estas fotos terei mesmo que passar aqui quando regressar a Londres. Obrigado pelo artigo, muito bom!

    Curtido por 1 pessoa

  11. A primeira vez que fui à Londres (2004), fui visitar o Palácio de Buckingham. Estava com um amigo e naquela época não tinha celular com mapa e etc. Então fomos na intuição. E nada de achar o bendito. Paramos uma pessoa, que por sinal era inglesa e perguntamos:
    – onde fica o palácio?
    Ela vez uma careta e disse
    – vocês não estão vendo ele ali? – E apontou.
    Olhei para o meu amigo e falei:
    – passamos mil vezes por ele e não acredito que não vimos!
    Como eu era uma mochileira iniciante, a arquitetura de Londres parecia-me igual em cada esquina. seu post me fez lembrar de uma das minhas primeiras viagens internacionais!
    Nunca fiz a visita interna e lendo seu post vejo que perdi muito! Londres está na lista para voltar e com certeza vou fazer o passeio! AMEI!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Londres é uma cidade complexa, todo mundo precisa de mapa. Quando não tinha aplicativos, a gente usava um livrinho chamado A-Z com o mapa da cidade toda! Todo londrino tinha um na bolsa! Volte, sim!

      Curtir

  12. Edson Jr disse:

    Sempre tive curiosidade de conhecer o Palacio, muito legal. No final de ano vou passar as festas aí com minha irmã, será que dá para ir?

    Curtido por 1 pessoa

    1. É super lindo, mas só abre de julho a setembro, quando a rainha está de férias.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s