Fui de novo visitar a residência oficial de Elizabeth II
Como em todo verão, quando a rainha viaja para o castelo de Balmoral, na Escócia, pra curtir as merecidas férias, o Palácio de Buckingham abre suas portas para o público poder visitar as grandiosas “Salas de Estado”, um conjunto de salas que são usadas pela rainha e membros da família real para receber e entreter os visitantes, e o incrível acervo de obras de arte do Royal Collection Trust.

Todo ano tem uma exposição especial, disposta por algumas dessas salas
Ano passado (2016), fui ver “Fashioning a Reign: 90 Years of Style from The Queen’s Wardrobe”, uma mostra dos vestidos usados pela rainha, em comemoração aos 90 anos de Elizabeth II.

Esse ano fui convidada para mostra especial para blogueiros da exposição “Royal Gifts”, uma exibição dos presentes que a rainha recebeu durante seu reinado.
ATENÇÃO: essa exposição está encerrada!
Elizabeth II é a monarca que reina há mais tempo na Inglaterra – um recorde de 65 anos. E é também a mais viajada, tendo passado por mais de 250 lugares.
A exposição foi dividida por continentes e tem objetos lindos, interessantes e bizarros que foram dados por pessoas de diferentes classes e posições sociais e políticas dos mais de 100 países que ela visitou, tanto de férias como em visitas oficiais.
- Na primeira sala os presentes recebidos nas visitas pela Europa.
- Uma das peças mais impressionates é um Samovar, utensílio de origem russa utilizado para aquecer água e servir chá, muito usado na época dos czares. Presente do presidente Boris Yeltsin, em 1994. A rainha Elizabeth II foi o primeiro monarca britânico a visitar a Rússia.
- Todos sabem da paixão da rainha por cavalos. A sela em veludo e decorada com fios de prata foi presente do presidente de Portugal, Francisco Craveiro Lopes, em 1957. Os cavalos foram presentes, respectivamente, da esquerda para a direita: presidente da França François Hollande (junho 2014), presidente húngaro Arpad Goncz durante sua visita ao Reino Unido (junho 1999) e Janez Jansa, primeiro ministro da Eslovênia, em 2007.
- Durante a recente visita do rei Felipe VI da Espanha (julho 2017), a rainha foi presenteada com cópias de um livro e cartões postais que conectam as duas famílias históricamente.
- O busto de bronze é uma homenagem do povo da Austrália e foi apresentado pelo primeiro ministro Robert J. L. Hawke em ocasião da abertura do parlamento, em 1988.
- A escultura de gesso dourado, representando o rio Tâmisa, da barcaça real Spirit of Chartwell, usada durante a procissão que comemorou o jubileu de diamante de Elizabeth II, em 2012.
- Uma escultura em bronze do cavalo Brumese, que a rainha montou durante a cerimônia Trooping the Colour em 18 ocasiões, desde 1969 – presente da St.John’s Ambulance Brigade (1987).
- Um emblema da bandeira do Reino Unido do uniforme usado pelo astronauta britânico Major Tim Peake durante a missão espacial Principa (2017).
- A cadeira amarela foi feita para a rainha se sentar num encontro do Commonwealth, em Uganda, em 2007. E o trono africano, presente do povo de Youruba, Nigéria, em 1956 – a quantidade de miçangas é sinal de fortuna e status.
- O chale de seda budista (Khada) foi abençoada pelo Dalai Lama (1962).
- A versão moderna de um balangandã, apretecho feito por escravos africanos, foi presente do presidente Costa e Silva na visita da rainha Elizabeth II ao Brasil em 1968.
- O presidente americano JF Kennedy presenteou a rainha, durante um jantar no palácio de Buckingham, em 1961, com esse retrato autografado.
- A criatividade e colorido mexicanos nessa “Árvore da Vida” onde a rainha e o duque de Edinburgo (no cavalo preto) aparecem rodeados por símbolos britânicos – presente do presidente Enrique Peña Nieto (2015).
Tinha muito mais coisa, mas, apesar de termos sido autorizados a tirar fotos (somente dos presentes), tínhamos que ser rápidos para poder acompanhar a curadora e terminar antes que as portas se abrissem para o público.
No final da visita ganhamos de cortesia uma bebida e um doce do café que tem nos jardins do palácio.
Poderia ter ficado para ver o resto das salas com calma, porém tinha compromisso. Mas ano que vem tem mais.
A exposição encerrou dia 1 de Outubro de 2017, mas o Palácio abre as portas novamente no próximo verão.
Para chegar de metrô use as estações:
- Green Park (linhas Jubille, Piccadilly e Victoria)
- St James Park (linhas Circle e District)
- No dia 31 de Agosto de 2017 fez 20 anos da morte da princesa Diana e, para homenageá-la, o palácio exibiu a mesa de trabalho dela. Muitos dos objetos foram escolhidos por seus filhos, os príncipes William e Harry, pois refletem o comprometimento profissional da princesa e as memórias maternas.
-
Veja o post sobre a exposição de vestidos da Princesa Diana
-
Veja mais eventos e exposições em Londres
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.
Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:
Queria muito entrar no palácio! Com essa exposição, então…. desejo absoluto!!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tem que vir no verão!
CurtirCurtir
Excelente post! As imagens estão fantasticas e vale mesmo a pena visitar o palácio 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Vale a pena mesmo!
CurtirCurtir
Que passeio maravilhoso! Eu sou fascinado por esse lugar, digo isso em todas as suas postagens, mas é a mais pura verdade!
Parabéns novamente pela matéria!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Estou te esperando pra gente passear em Londres!
CurtirCurtir
Eu pensei muito sobre visitar o interior do Palácio ou não, essa exposição e toda a visita parecem muito interessantes, porém o que me desanima é o valor do ingresso (minha viagem é low cost e nao tem nada de low no preco do ingresso hehe), mas após seu post pode ser que eu mude de opinião, ainda tenho uns dias até 1 de Outubro rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu fui de graça, pelo blog! Também acho super caro…
CurtirCurtir
Tina, fabuloso visitar o palácio! Não sei se eu ia ter maturidade, aposto que ia ficar fazendo fotos engraçadas nos cômodos hahahahahaha adorei!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não pode tirar foto dentro do Palácio! A gente só podia tirar fotos dos presentes. Tomei uma pequena bronca p tentei tirar foto dos tronos…
CurtirCurtir
Lindo post, Tina! Nada como ser vIP, né? rsrsrs BTW, mas que egocêntrico esse Kennedy! rsrsrs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é, até eu me espantei quando o RCT me colocou na lista deles! Agora me convidam pra todos os eventos!
CurtirCurtir
Chocada com a riqueza dessa visita, super especial! Eu sou viciada nesse papo e vivo matand minha carencia assistindo as series da realeza hahaha mas amei a visita pelas suas fotos! =)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!
CurtirCurtir
Londres é uma cidade que tenho de visitar novamente, pois a minha viagem por lá foi super sónica. Estive em frente ao Palácio mas não cheguei a entrar. Agora vi o que perdi. Obrigado pelo artigo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Para visitar o Palácio você tem que vir no verão pois só abre do final de julho ao fim de setembro…
CurtirCurtir
Nunca dei sorte de conseguir visitar o Palácio. Um dia há de dar certo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É só vir quando a raianha está de férias – final de julho a fim de setembro!
CurtirCurtir