O tradicional café da manhã inglês é uma instituição
A maioria dos britânicos adora e come pelo menos uma vez por semana, até mesmo quando estão de férias já que é servido em vários locais da Europa!
Também conhecido como “fry-up” (frito ou fritada), consiste basicamente de ovos, bacon, salsichas, feijão doce, tomates, cogumelos, torradas, acompanhados de chá ou café. Pode também incluir hash browns (aquela batata ralada frita) e black pudding, uma espécie de salsicha feita de sangue.
- Não veio com tomates, mas nem reclamei! Confesso que nunca tinha encarado um “Full English” (marido não conta)!
Há diversas variações, de acordo com a região:
- Escócia – pão de batata e haggis (prato tradicional escocês)
- País de Gales – uma pasta feita de algas (laverbread) para passar no pão
- Irlanda do Norte – pão de soda
- Cornuália – Cornish Hogs, uma salsicha especial produzida localmente
Um pouco de história
A tradição do café da manhã na Grá-Bretanha remete ao começo do século 14, nas mansões da aristocracia e sua tradição de hospitalidade, onde a primeira refeição do dia era considerada a mais importante a ponto de se transformar num evento social.
O Full English Breakfast era servido aos visitantes, amigos, familiares e para dar as boas vindas a vizinhos. Era também apreciado antes das atividades de caça ou de uma longa viagem.
A qualidade da comida servida refletia a fortuna dos anfitriões.

Com a Revolução Industrial e o declinio da aristocracia, os novos ricos da era vitoriana transformaram a tradição num evento de classe e riqueza.
Mas foi durante a era eduardiana que o café da manhã inglês começou a ser sevido em hotéis, trens e reuniões de negócios. A refeição deixou de ser uma tradição da alta sociedade e passou a fazer parte do dia a dia da classe média britânica.
Em meados do século 20 a tradição se espalhou para a classe trabalhadora e se transformou num verdadeiro prato típico nacional que pode ser consumido a qualquer hora do dia!
Mesmo que pelos padrões de saúde dos dias de hoje muitas pessoas torçam o nariz, o café da manhã inglês continua sendo muito popular e é servido em vários locais, de hotéis luxuosos aos pequenos cafés frequentados por trabalhadores braçais.
Lógico que não é uma refeição para o dia a dia, mas, nos fins de semana, nada melhor que um belo fry-up!
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.
Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis: