A Trafalgar Square é uma das principais praças de Londres.
Lá acontecem festas, manifestações, artistas de rua se apresentam e ainda tem a National Gallery , uma galeria de arte fantástica, com mais de 2000 obras desde o século XIII até o XX.
A praça tem algumas estátuas, com destaque para o Almirante Nelson, o herói da Batalha de Trafalgar – daí o nome da praça – e os famosos leões.
Há 4 pedestais e em 3 deles estão expostas estátuas de 2 generais do exercíto britânico e do rei George IV. E o que tem no quarto pedastal?
O Fourth Plinth
O quarto pedestal, na Trafalgar Square, foi construido em 1841 para abrigar a estátua do rei William IV.
Mas a verba acabou e ele permaneceu vazio até 1999, quando se tornou local de destaque para obras de arte contemporâneas.
THE END
A nova obra foi inaugurada na quinta-feira, 30 de julho de 2020.
“O Fim”, de Heather Phillipson, foi a segunda mais votada numa exposição das maquetes de vários artistas na National Gallery, em 2017 – eu votei nela!
A cobertura gigante de chantilly, enfeitada com uma cereja, uma mosca e um drone com uma câmera escondinda transmitindo ao vivo as imagens de quem passa por ali, sugere ao mesmo tempo exuberância e desconforto, sensações das várias atividades que acontecem na praça que é palco tanto de festas e celebrações quanto de protestos.
Para ver as imagens do drone clique no site:
O primeiro trabalho exibido foi “Ecce Homo”, de Mark Wallinger.
Cada obra fica exposta de 12 a 18 meses, e já incluíram o corpo nu da artista deficiente Alison Lapper, grávida, esculpido por Marc Quinn, uma estátua de cera do jogador de futebol David Beckham e até um galo azul!
Expor arte moderna em uma praça histórica, em frente à galeria de arte mais famosa de Londres, não é uma tarefa fácil e muitos trabalhos foram alvos de críticas.
Mas essas esculturas acabam se tornando parte da paisagem assim como Nelson e os leões!
Em março de 2015 foi inaugurada a escultura “Gift Horse”, de Hans Haacke, um tributo ao economista Adam Smith e ao pintor inglês George Stubbs.
Na pata do cavalo tinha um laço eletrônico mostrando os números do mercado financeiro, fazendo uma conexão entre poder, dinheiro e história.
Dá um joinha
“Really Good” , a escultura de David Shrigley, foi instalada dia 29 de setembro de 2016 – um dedão de bronze com 7 metros de altura.
O que ela significa? Talvez incentivar um pouco de otimismo, dizer que “tá tudo jóia”… mas fica a pergunta no ar: isto é arte?
O Inimigo Invisível
Em março de 2018 uma nova estátua chegou ao pedestal: “The Invisible Enemy Should Not Exist” do artista iraquiano/americano Michael Rakowitz.
Feita com 10500 latas vazias de xarope iraquiano, ela representa proteção para as pessoas que vivem, trabalham e visitam Londres.
Existem propostas para uma estátua permanente no local e as opções mais debatidas são Nelson Madela, Margaret Thatcher e da própria rainha Elizabeth II.
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.
Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis: