Como em quase todos os lugares do mundo, a gorjeta é um hábito apreciado em Londres.
Veja aqui algumas regrinhas básicas de quando e como dar gorjetas:
Restaurantes
É costume deixar de 10 a 15% da conta.
No entanto, restaurantes frequentemente adicionam uma taxa de serviço (geralmente 12,5%), especialmente para grupos grandes, então vale a pena verificar a sua conta se não quiser dar gratificação duas vezes. Não costuma-se dar gorjetas em restaurantes fast food, self-service ou Take-Away.
Atenção: apesar das regras serem claras, é sempre bom perguntar a quem te serviu se ele vai receber a gorjeta, principalmente se você está pagando com cartão! Eu sempre levo dinheiro para dar diretamente ao garçom e, quando a taxa está incluída, eu peço pra tirar porque, muitas vezes, o estabelcimento fica com a gorjeta e só repassa uma pequena porcentagem dela para os funcionários.
Bares e Pubs
Os bartenders, às vezes, entregam a conta em uma pequena bandeja, mas não é comum deixar gorjeta nos pubs de Londres. As vezes você pode oferecer para pagar um drink ao atendente, mas isso só é de bom tom se você for “local”.
Hotéis
A maioria das contas de hotel em Londres, assim como os restaurantes, inclui uma taxa de serviço, geralmente 10 a 12%. Se a taxa não estiver adicionada à sua conta, é costume dar de 10 a 15% de gorjeta.
Quanto às camareiras, você pode deixar uma quantia da sua escolha no final da estadia. E a gorjeta para porteiros e outros funcionários também é discricionária.
Táxi
É de bom tom dar de 10 a 15% da tarifa para táxis pretos e licenciados. No entanto, a maioria das pessoas simplesmente arredonda o preço final dizendo ao motorista “keep the change” (fique com o troco). Se sua corrida for mais longa e o motorista te ajudar com a bagagem, é bom dar uma gorjeta melhor, até 5 libras.
“No final das contas”, é sempre bom gratificar quando o serviço for de boa qualidade.
Veja outros posts sobre dicas de Londres!
Vem passear comigo em Londres!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações sobre passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!
Reserve seu hotel através do Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão).
E para saber onde comer, baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres”
Curtiu? Deixe um comentário! Obrigada!
Republicou isso em Posso Dar Uma Dica?.
CurtirCurtir