Londres – Dos mercados à música, Camden Town oferece experiências ecléticas

“In Camden Town you can do anything you want to do…”

14335537011_19efe79ebd_k

Camden Town se tornou uma área residencial de Londres a partir de 1791.

No começo do século XX, quando as ferrovias substituíram de vez os canais da cidade no transporte de material das indústrias locais, o bairro, que antes era a base da economia industrial, principalmente da produção de gin, virou uma área voltada para o comércio, turismo e entretenimento.

12804842_1093607587357041_7237969742252750129_n
Regent’s Canal e à direita o prédio onde trabalhei – foto Sam Wells, 2016

Camden

Hoje em dia Camden, como  é mais conhecido, é famoso pelos mercados de rua, pubs, bares e night clubs associados com a cultura alternativa.

IMG_6577-01

high street

Os mercados começaram a se instalar a  partir da década de 70, junto com o movimento punk – hoje quase não se vê as figuras bizarras pela área, mas ainda há resquícios da influência do movimento nas lojas.

Camden1-01

ATENÇÃO Se vir um punk, não tire fotos pois eles não gostam. Alguns perguntam se você quer tirar  foto, mas depois cobram!

Camden4-01
Pode não ter mais punks, mas sempre acontece algo de estranho e louco nas ruas de Camden!

Eu trabalhava nesse prédio, que era um depósito de gin no século XIX. Agora pertence à Associated Press e é onde a Globo tem seu escritório internacional de jornalismo.

Camden3-01
Essa é a entrada principal onde tem o estacionamento.
Camden2-01
Essa entrada fica no final da rua do Camden Lock.

Quando eu cheguei, em 1992, apesar de ter bastante turistas nos mercados nos fins de semana, principalmente domingo (sábado é o dia de Portobello), durante a semana era mais tranquilo e não tinha lojas de marcas, só comércio alternativo. Agora funciona todos os dias, menos no Natal!

Lock1

O Camden Lock foi o primeiro mercado e foi montado em um antigo depósito de madeira, em 1974. Hoje ocupa uma grande área na beira do Regent’s Canal

PhotoGrid_1457174542841-02
Nos mercados você encontra de tudo: roupas, artesanato, antiguidades, quinquilharias.

PhotoGrid_1457176888044-01

A Global Kitchen tem barracas com comida do mundo todo. 

UPDATE A Global Kitchen foi substidtuida pelo Kerb Camden. Mas muitas barracas continuam por lá, espalhadas por outras áreas.

PhotoGrid_1457193162569

Mas tem outras opções para comer, como o Poppie’s, considerado um dos melhores  fish and chips de Londres. Para quem não sabe, o peixe empanado com batatas fritas é um prato típico da Inglaterra. 

Camden8-01

O Inverness Street Market , que era tipo uma feira de frutas e verduras, é na verdade o mercado mais antigo e serviu a comunidade local por mais de um século, até 2013, quando todas as barracas de gêneros alimentícios foram substituídas pelas barracas turísticas.

PhotoGrid_1457180257333-01

Na rua tem vários barzinhos e restaurantes inclusive o Made in Brasil, que foi considerado recentemente o melhor restaurante brasileiro da Inglaterra (eu discordo, mas isso é papo pra outro post)!

Camden11-01

O Buck Street Market (mas na placa está escrito Camden Market) é um mercado de roupas informal, com muitas camisetas irreverentes.

Camden22-02

O Electric Ballroom é um night club que tem mais de 75 anos e já recebeu nomes como Sex Pistols, Sir Paul McCartney, Led Zepellin, The Clash e Ramones .

Jazz Cafe Camden

Na Parkway tem vários restaurantes e o Jazz Café, que dá um toque diferente na cultura musical do bairro, berço do “Britpop”, na década de 90!  Blur, Pulp, e Oasis tem raízes em Camden.

Camden25-01

Camden26-01

As lojas da rua principal são populares entre os jovens, principalmente aqueles que procuram algo “alternativo”. E as fachadas são bem diferentes e coloridas!Camden24-01

Camden23-01

The Roundhouse era uma antiga oficina de motores de locomotiva, construída em 1847 para a London & North Western Railway. Teve vários usos e depois o prédio foi abandonado.

_mg_6817

Em 1966 foi convertido em um teatro, centro de artes e sala de concertos, e foi onde aconteceu o primeiro grande show de rock de Camden com apresentação de Pink Floyd e Soft Machine. Teve uma grande reforma e foi e re-inaugurado em 2006. É super legal e eu já assisti a um show do Cake lá.

E finalmente o último mercado, o Stables Market, que era, como o nome sugere, um antigo estábulo e  hospital de cavalos.

PhotoGrid_1457193941755

Aqui você encontra várias lojas vendendo roupas, artesanato, bijouterias, artigos importados – com certeza você acha aquela lembrancinha especial e original pra levar pra família e pros amigos!

PhotoGrid_1457190140267-01

É tão grande que dá até pra se perder!

Uma das moradoras mais famosas de Camden foi Amy Whinehouse e o carinho por ela está eternizado em forma de estátua, no meio do mercado!

PhotoGrid_1457182126361-01Camden Town faz parte de um dos “Roteiros a Pé que eu curto fazer.

 Dicas dos melhores Pubs de Camden no blog “Thais em Londres”.

Clique no vídeo abaixo pra ver o SnapVlog do nosso passeio por Camden! 

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Reserve seu hotel através do Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão). 

E para saber onde comer, baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres”

Curtiu? Deixe um comentário! Obrigada!

Anúncios

12 comentários Adicione o seu

  1. Tina, que demais esse post! Estive em Londres somente em 2012 e por uma passagem muito rápida… A cidade é tão grande que mesmo com um super planejamento não dá pra conhecer tudo quanto uma pessoa local né? Agora que estou morando na França acredito que será mais fácil dar um pulo por aí em breve. Fiquei morrendo de vontade de conhecer o Jazz Café (e salivando só de lembrar das famosas Fish and Chips). Beijos e até breve!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Quando vier, avise pra marcarmos um drink! E se precisar de meus serviços de guia, dou um desconto bacana!

      Curtir

  2. Paula disse:

    Eu sou suspeita pq adoro Camdem, gosto muito do ar do bairro e de toda a parte cultural dessa mistura, e amo com paixão as barraquinhas de comida!

    Curtido por 1 pessoa

  3. paulaugot disse:

    Adoro Camdem, adoro esse mosaico de gente, de comida, de tudo! É um dos lugares que eu sempre levo os meus amigos que vem a Londres, acho bem a cara da cidade.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Andrea disse:

    Menina vc sabe que ainda não conheço Londres e sou louca por aí desde sempre. Adorei as suas dicas e quando estiver por Londres com certeza seguirei.

    Curtido por 1 pessoa

  5. luakfs disse:

    Amo Camden! É um dos meus pedacinhos favoritos de Londres e sempre que estou por lá, é uma das minhas visitas certas. 🙂 Muito bom ler seu post.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Meu lugar em Londres ❤ Acho a cidade incrível, cada canto é espetacular. Mas Camdem tem um toque de loucura que me faz sentir a cidade ainda mais viva! Adoro! e os mercados são um ótimo lugar pra se perder 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  7. um dos meus lugares preferidos em Londres, deve ser um máximo morar por essa região. Um dos meus sonhos de adolescência era ir na MTV que fica aí no bairro lá pelos anos 90, desde essa época acho Camden genial!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Claudia disse:

    Adorei o post. Camdem Town foi um dos lugares que eu mais curti em Londres. Adorei rever e saber das novidades!

    Clau

    Curtido por 1 pessoa

  9. Mariana G. disse:

    Sou apaixonada por Candem! É o meu lugar favorito por Londres! ❤ O que são essas fachadas e essa mistura de pessoas? Delícia demais de visitar! Não sabia que o estúdio da Globo ficava ali…

    Curtido por 1 pessoa

  10. Edson Jr disse:

    Camden Town é muito legal de se visitar, não? Já fui algumas vezes com minha irmã 🙂 mas mesmo assim lendo o post vi que tem muita coisa mais para se ver. Muito bom post Tina.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s