Você sabia que grande parte do que é hoje a City of London pegou fogo em meados do século 17?

O incêndio começou em uma padaria, na Pudding Lane, no dia 2 de setembro de 1666 (ano meio demoníaco, não?) e se alastrou destruindo grande parte do que hoje é a City of London, o centro financeiro da cidade, durante 4 dias, até o dia 5 de setembro.
O fogo não chegou em Westminster, onde morava a aristocracia, e nem ao palácio do rei Charles II, em Whitehall.

Ninguém sabe exatamente como começou, mas acredita-se que tenham sido fagulhas do forno da padaria. O verão tinha sido quente e seco, as casas eram de madeira e na área existiam armazéns cheios de produtos inflamáveis como combustível, cordas e mais madeira, fazendo com que o fogo se espalhasse rapidamente!

Só foram confirmadas 6 mortes, mas dizem que é porque as pessoas pobres não tinham registro e muitos corpos ficaram carbonizados e não puderam ser identificados.
The Monument
O monumento erguido para lembrar o grande incêndio foi construído pelo arquiteto Christopher Wren entre 1671 e 1677 no local onde a ficava primeira igreja destruída pelo fogo.
A coluna tem 62 metros de altura e, se for colocado na horizontal, sua ponta cairá exatamente onde o fogo começou!
Você pode subir os 311 degraus até o terraço panorâmico!

Estima-se que 13,200 casas, 88 igrejas, incluindo a catedral de St Paul, e vários prédios públicos foram destruídos!
The Golden Boy of Pye Corner
Na esquina da Cock Lane com Giltspur Street, você encontra essa estátua de um menino dourado, feita de madeira e coberta de ouro.
A esquina era conhecida como”Pye Corner” e a estátua marca o local onde o fogo foi apagado!
Foi apelidada de “Fat Boy”(menino gordo) e simboliza o pecado da gula dos londrinos, já que o fogo começou na “pudding” lane (palavra que significa sobremesa) e terminou na esquina Pye (pie = torta).

Samuel Pepys observou a cidade queimando do The Anchor, considerado um dos Pubs mais antigos de Londres, enquanto anotava tudo em seu famoso diário!
A destruição do fogo causou enormes problemas sociais e econômicos e o rei Charles II incentivou a evacuação de Londres temendo uma rebelião dos refugiados.
Apesar de várias propostas bizarras para a reconstrução da cidade, o mapa da City continua praticamente o mesmo de antes do Grande Incêndio.
O Grande Incêndio de Londres fez 350 anos no dia 02 de setembro de 2016 e eu fiz um passeio pra mostrar um pouco das comemorações.
Dá um play no vídeo abaixo para ver o SnapVlog do meu passeio:
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento,
Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:
Gostei de saber. Post rico em História…
CurtirCurtido por 1 pessoa