A Queen’s Gallery, a galeria de arte do palácio de Buckingham, apresenta duas exposições que se completam mostrando a beleza e a história das artes do sul asiático através de trabalhos, fotos e jóias que pertecem à Royal Collection, uma das maiores coleções de arte do mundo.
Splendours of the Subcontinent: Four Centuries of South Asian Paintings and Manuscripts
Essa exposição explora a relação da monarquia britânica com o sul asiático durante 4 séculos. São cerca de 150 trabalhos vindos da Índia, Paquistão e Bangladesh, a maioria em exibição pela primeira vez.
- Fui convidada para a apresentação da exposição para a imprensa pelas curadoras. Aqui uma delas nos mostra os livros sobre Mughal, uma das maiores dinastias da Índia, todos escritos à mão e ilustrados com pinturas requintadas.
- Uma página de um livro Mughal – pintura de La’l, caligafia por Mir ‘ Ali e Muhammad Husayn Caxemira – 1590 – 1600 (Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2018)
- As pinturas e manuscritos foram adiquiridos de diversas maneiras, muitos como presentes diplomáticos, e representam a complexa relação entre a Grã-Bretanha e o continente sul asiático desde o século 17.
- O poema sânscrito Gita Govinda (canção do vaqueiro) por Jayadeva é um ciclo de 24 canções iustradas em versos nessas pinturas. Os personagens principais são o Deus Krishna, o oitavo avatar de Vishnu e sua amante, e o vaqueiro Radha. Suas recorrentes separações e reencontros são metáforas para a separação da alma e do divino e seu êxtase final na União. Um marajá (provavelmente o patrono) e membros da sua família aparecem em muitas das pinturas como humildes servos de Vishnu.
-
Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2018 - O diário da rainha Victoria na Escócia e Irlanda traduzido para o Hindi pelo marajá Bena’ras – 1875
- Essa panorâmica é formada por 3 fotografias de 3 momentos distintos da visita do rei George V e da rainha Mary a Delhi Durbar em 1911 (fotógrafo Aubrey Kellaway).

- Esse álbum de fotografias foi feito pela rainha Mary entre novembro de 1909 e dezembro de 1911 e contém, entre outros eventos, fotos da visita à Índia.
Splendours of the Subcontinent: A Prince’s Tour of India 1875-6
A segunda exposição mostra os presentes recebidos pelo Príncipe Albert Edward (futuro rei Edward VII) durante uma viagem ao país no século 19.
O tour precedeu a declaração formal da rainha Victoria, sua mãe, como imperatriz da India.
Embora mais da metade do continente indiano fosse governado pela Coroa britânica, boa parte era regido por “Maharajas”(marajás).
A visita do príncipe visava estabelecer ligações pessoais e estreitar os laços entre a Grã Bretanha e o subcontinente.
- O tinteiro em forma de barco de um Maharaja é feito em ouro esmaltado e jóias encrustadas e tem 19 componentes incluindo remos, mastro, bandeira e âncora. A proa representa um pavão e a popa uma criatura mitológica. Presente do marajá de Benares.
- Esta coroa foi presenteada ao Príncipe de Gales pelos Taluqdars de Oudh. Não eram nobres, mas desempenhavam um papel chave como contratantes na coleta do fisco.
- Um porta perfume em ouro e prata em forma de lótus – perfumes eram oferecidos nas cortes indianas para receber os visitantes.
-
Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2018 - Uma armadura presenteada por Bhavani Singh, marajá de Datia.
Tem também várias armas e jóias lindíssimas com detalhes impressionates.
- Esta adaga foi um presente do marajá de Alwar. A lâmina tem um canal curvo, cheio de pérolas soltas que se movem com o movimento da adaga. O punhal foi feito por um ferreiro chamado Ibrahim e é um dos poucos exemplos de presentes do príncipe onde o criador é conhecido. (Royal Collection Trust / © Her Majesty Queen Elizabeth II 2018)
A exposição fica aberta até dia 14 de outubro de 2018.
Horário:
- 21 Jul a 30 Set 2018 – 09:30 às 17:30 (última entrada às 16:15)
- Resto do ano – 10:00 às 17:30 (última entrada às 16:15)
A galleria fica fechada:
- 14 Maio a 7 Jun 2018
- 15 Out a 8 Nov 2018
- 25–26 Dez 2018
Endereço:
- Buckingham Palace Road, London, SW1A 1AA
Estações de metrô mais próximas:
- Victoria (linhas Victoria, Circle e District)
- Green Park (linhas Piccadilly, Victoria e Jubilee)
- St. James’s Park (linhas Circle e District)
- Hyde Park Corner (linha Piccadilly)
Mais informações e compra de ingressos no site:
https://tickets.royalcollection.org.uk/queens-gallery
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
-
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento
-
Reserve seu hotel no Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão)
-
Baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres”
-
Veja a lista de guias brasileir@s na Europa que eu recomendo