Curiosidades de Londres

um comentário

Logo que vim morar em Londres não pude deixar de perceber como quase tudo aqui é diferente, principalmente se eu for comparar com o Rio de Janeiro.

Separei então uma pequena lista de curiosidades pra vocês:

ÁGUA DA TORNEIRA

Muita gente me pergunta se pode beber água da torneira?

Sim, a água daqui está entre as melhores do mundo. Milhões de testes são realizados anualmente para garantir a melhor qualidade de água. Você pode pedir em bares e restaurantes por TAP WATER. E eles também enchem as garrafinhas pra gente levar na bolsa nos dias de calor.

TV LICENSE

TV license 2

Aqui tem que pagar para assistir TV!

Isso porque, em 1920, o Governo decidiu que a BBC, a TV estatal, não poderia usar comerciais.

A taxa foi introduzida originalmente para rádio e estendida para TV em 1949. A taxa para rádio foi abolida em 1971.

A própria BBC administra a licença que custa £ 159 libras por ano. Somente idosos de mais de 75 anos que recebem benefícios não precisam pagar.

Aqui em casa a gente decidiu parar de pagar e só assistimos Netflix, Amazon Prime e DVDs. Para isso é preciso preencher um formulário declarando que não assiste TV ou nenhum serviço da BBC. Porém, se mentir, a multa é de £1000 libras.

BOLO DE CASAMENTO

Wedding Cake

No meu casamento, no fim da festa, minha sogra disse para eu congelar o bolo menor que tinha sobrado. Isso é uma tradição aqui. Antigamente era para ser partido no dia do batizado do primeiro filho. Mas, hoje em dia, como muitas pessoas adiam ter filhos por alguns anos, o costume é comer o bolo no aniversário de 1 ano. Eu guardei o meu, esperando uma ocasião especial, e somente ano passado, após 20 anos no freezer, tive coragem de jogar fora!

DIRIGIR DO LADO ESQUERDO

Aqui a gente dirige do lado esquerdo da rua.

A explicação histórica tem a ver com manter a mão da espada livre! Na Idade Média a maioria das pessoas era destra portanto, se um estranho passasse por você, sua mão direita estaria livre para usar a espada, caso fosse necessário.

Uma lei foi criada no século 18 para que as carroças fossem conduzidas pelo lado esquerdo da London Bridge para evitar colisões. Essa lei foi adicionada às regras de trânsito nas estradas no século 19 e adotada em todo o Império Britânico.

No total são 75 países onde também se dirige do lado esquerdo, a maioria ex-colônias britânicas como Austrália, Caribe, África do Sul., Hong kong. E no Japão também!

A POLÍCIA NÃO ANDA ARMADA

police-detective-1880

Quando a Polícia Metropolitana foi criada, em 1829, o principal intuito era “policiar por consentimento” e dissociar a nova força policial da forma como o exército havia agido no passado para controlar a população.

Hoje em dia, embora cerca de 90% dos policiais britânicos não carreguem armas de fogo, por causa da crescente onda te terrorismo, você encontra, particularmente em Londres, oficiais armados em aeroportos, embaixadas e outros locais que poderiam ser alvo desses ataques.

clientes policial downing strret
Eles são gentis e educados – na foto meus clientes e os guardas de segurança da Downing Street, onde fica a casa Primeiro-Ministro e o Gabinete do Governo Britânico!

Você conhecia alguma dessas curiosidades? Sabe de alguma outra? Deixa nos comentários!

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

1 comentário em “Curiosidades de Londres”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.