A interação entre humanos e animais é milenar, mas a criação de animais de estimação só ficou popular na Grã-Bretanha no século 18 – até então, os bichinhos eram vistos como uma extravagância da elite e cães pequenos apareciam em gravuras satíricas de senhoras aristocratas, simbolizando frivolidade e indulgência.

Hoje em dia ter um pet faz parte da vida doméstica dos britânicos!
Os gatos estão em segundo lugar na preferência dos súditos da rainha, só perdendo pra seu “arqui-inimigo”, o cachorro!
Mas nem sempre foi assim
Durante grande parte do século 19, os gatos eram mantidos para erradicar ratos e insetos. Freqüentemente eram mal alimentados e maltratados, e havia muitos desgarrados nas ruas de Londres.
Só recentemente os gatos ganharam um lugar no coração do povo e passaram a ser tratados com carinho e mantidos dentro de casa.

Você sabia que existe um cargo no Gabinete do Governo Britânico ocupado por um gato?
Chief Mouser to the Cabinet Office, traduzindo “caçador- chefe de ratos do Gabinete”, é o título dado ao gato e estimação do Primeiro Ministro do Reino Unido.
Desde 1500 gatos são adotados e usados como caçadores de ratos pelo governo, mas só existem registros a partir de 1924.

E, embora outros gatos tenham servido em Downing Street, a residência oficial do Primeiro Minsitro desde 1735, o primeiro título de Chief Mouser foi oficializado somente em 2011.

As funções de Larry são:
- saudar os hóspedes
- inspecionar as defesas de segurança
- testar a qualidade dos móveis antigos
Ele ainda está “contemplando uma solução para a ocupação do rato na casa” e afirma que a solução anda em “estágio de planejamento tático”.
Ao contrário de seus antecessores, a manutenção de Larry é financiada pela equipe de 10 Downing Street que faz eventos para arrecadação de fundos para pagar sua comida.
Antes de deixar o cargo de Primeiro Ministro, David Cameron explicou que Larry é um funcionário público e não uma propriedade pessoal, portanto não deixaria Downing Street e assim ele manteve seu cargo de Chief Mouser, passando por Theresa May e agora Boris Johnson.


Porém, com a idade, Larry, que já matou alguns ratos, anda meio preguiçoso e dorminhoco, ganhando o apelido de Lazy Larry!
Lista dos Chief Mousers e os Primeiros Ministros a quem serviram:
- Rufus of England “Treasury Bill” (1924 – c. 1930) – Ramsay MacDonald
- Peter (1929 – 1946) – Stanley Baldwin, Ramsay MacDonald, Neville Chamberlain, Winston Churchill, Clement Attlee
- Munich Mouser (1937–1943) – Neville Chamberlain, Winston Churchill
- Nelson (1940s) – Winston Churchill
- Peter II (1946 – 1947) – Clement Attlee
- Peter III (1947 – 1964) – Clement Attlee, Winston Churchill, Anthony Eden, Harold Macmillan, Alec Douglas-Home
- Peta (1964 – c. 1976) – Alec Douglas-Home, Harold Wilson, Edward Heath
- Wilberforce (1973 – 1986) – Edward Heath, Harold Wilson, Jim Callaghan, Margaret Thatcher
- Humphrey (1989 – 1997) – Margaret Thatcher, John Major, Tony Blair
- Sybil (2007 – 2009) – Gordon Brown
- Freya (2012 – 2014) – David Cameron
- Larry (2011 – atual) – David Cameron, Theresa May, Boris Johnson
Outros gatos britânicos famosos:
Kasper the Cat – The Savoy Hotel

Existia uma superstição que não poderia ter 13 pessoas sentadas numa mesma mesa de jantar no famoso hotel de Londres. Porém, em 1898, o empresário Woolf Joel ignorou a lenda e, semanas depois, foi morto.
Para evitar publicidade negativa, o hotel decidiu usar uma estátua de um gato preto para representar o 14º convidado e completar qualquer outro grupo de número azarado. Essa tradição continua até hoje e Kasper se senta à mesa com seu próprio guardanapo e é servido com a mesma comida e bebidas que os outros convidados.
A Street Cat Named Bob

O fiel companheiro de um morador de rua. Clique no link abaixo para saber mais.
https://londrespravoce-um-gato-chamado-bob/
British Museum Ancient Egyptian Cat

No salão egípcio do Museu Britânico você encontra a estátua em tamanho real de um elegante gato doada ao museu, em 1939, pelo colecionador de artefatos egípcio Major John Gayer-Anderson. O gato data do período do antigo Egito, por volta de 600 aC. Estátuas ou gatos mumificados eram freqüentemente colocados nos templos ou tumbas para representar a deusa Bastet.
Sam in Queen Square
Pronto para dar o pulo do gato, Sam, o bichano de estimação de Patricia Penn (1914-1992), uma enfermeira e membro da Associação de moradores da Queen Square conhecida como a “defensora das causas locais” , foi imortalizado nessa estátua doada pela comunidade local para homenagear Patricia. Dizem que ela o levava para as reuniões e falava brincando: “Sam me disse que algo está acontecendo”.
Hodge
O gato mais mimado de Londres. Conheça mais sobre sua história clicando no link abaixo:
https://londrespravoce-o-gato-mais-famoso-de-londres/
Towser the Mouser
Towser era o gato da Destilaria Glenturret em Crieff, Escócia, e detém o Recorde Mundial do Guinness por ter capturado 28.899 ratos em seus 24 anos de vida. Ele patrulhava a destilaria entre 1963 e 1987 e foi imortalizado com uma estátua celebrando sua conquista.

Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.
Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis: