Londres tem cerca de 250 museus e é impossível conhecer todos em uma única viagem.
Mas aqui vai uma dica de um museu diferente, mas muito interessante, principalmente para quem gosta de objetos antigos e de arquitetura.
HISTÓRIA
Sir John Soane foi um renomado arquiteto da era da Regência (1811 a 1820), professor de arquitetura da Royal Academy e um colecionador entusiasta de pinturas, esculturas, objetos da antiguidade, livros, móveis.
Suas viagens às ruínas da Roma Antiga inspiraram seu interesse ao longo da vida pela arte e arquitetura clássicas.
Foi o arquiteto do Bank of England (Banco da Inglaterra) e vários outros prédios famosos em Londres como Dulwich Picture Gallery e Wimpole Estate, que podem ser visitados.
Ele transformou sua casa em um museu para estudantes de arquitetura – em 1833, Sir John Soane negociou uma lei privada do parlamento para preservar sua casa e coleção para sempre, exatamente como estavam dispostas, e para mantê-la aberta e grátis!
Após sua morte em janeiro de 1837, um Conselho de Curadores assumiu a responsabilidade de defender seus desejos e continuam fazendo até hoje.

À primeira vista, o museu parece uma aglomeração caótica.
Mas é proposital, como se cada ambiente fosse uma obra de arte em si.
O arquiteto vivia organizando e reorganizando sua coleção, não apenas para incorporar novas aquisições, mas para dar um certo sentido poético aos objetos por meio de justaposições criativas e inspiradoras.
SALA DE JANTAR E BIBLIOTECA
As paredes vermelhas foram inspiradas nos afrescos romanos encontrados em escavações na Villa Negroni.
A biblioteca contém cerca de 7 mil livros e forma um único ambiente com a sala de jantar, onde você vai encontrar os bens mais preciosos de Sir John Soane, como seu retrato acima da lareira (primeira foto do post) e um vaso apuliano. Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.
SALA DE CAFÉ DA MANHÃ
Nessa sala, onde o arquiteto fazia o desjejum, você não pode deixar de olhar pra cima e admirar a cúpula ladeada por duas claraboias.
DOME
Aqui é coração do museu, o lugar onde tudo começou.
Centenas de modelos em gesso de esculturas e detalhes arquitetônicos tomam conta do espaço, incluindo uma cópia da estátua de Apollo Belvedere e um busto de Sir John Soane.
SALA DE PINTURAS
O pequeno espaço contém 118 quadros, incluindo obras de Canaletto, Hogarth, Turner e Piranesi.
Sir John Soane usou painéis móveis para pendurar sua coleção que só caberia em uma sala 3 vezes maior.
SALÃO DE FESTAS
O primeiro andar da casa era o lugar para receber e entreter convidados.
O salão maior (foto) fica na parte de frente da casa e tem vista para a praça. Foi pintado de amarelo, sua cor original.
Na parede retratos do arquiteto, sua esposa e seus dois filhos.
No museu tem também uma Câmara Sepulcral, onde, entre outros objetos relacionados à mortalidade, está o sarcófago do Faraó Seti I – não dava pra fotografar pois está protegido por um vidro e tinha muito reflexo.
O Sir John Soane’s Museum recebe cerca de 100 mil visitantes por ano.
Informações úteis
Endereço:
13 Lincoln’s Inn Fields, London WC2A 3BP
Estações de metrô:
Holborn (linhas Central e Piccadilly) – 5 minutos
Temple (linhas Circle e District ) – 15 minutos
Horários:
Quarta a domingo – 10h às 17h (última entrada às 16:15)
A entrada é gratuita, mas tem que reservar online.
Website
ATENÇÃO – o museu não é acessível a pessoas com problemas de mobilidade pois tem muitas escadas e é também um pouco claustrofóbico.
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento,