Torre de Londres – mil anos de história

A Torre de Londres é uma atração super procurada pelos turistas que visitam a capital britânica.

Tower of London tourists and bus

Já foi uma fortaleza, um castelo, uma prisão e até um zoológico! Reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, hoje guarda as jóias da Coroa e muitas histórias.

Fiquei muitos anos sem visitar a Torre pois acho bem caro o ingresso. Mas outro dia fui convidada por um grupo que contratou meus serviços de guia e me encantei com o lugar. Queria fazer o post, mas tirei fotos com celular, muito rapidamente, pois tinha que dar atenção aos clientes.

Tower of London entrance

Resolvi então me tornar membro do Historic Royal Palaces, que me dá direito, por uma anuidade, a entrar em 6 castelos, sendo um deles a Torre de Londres, quantas vezes quiser. Voltei para tirar mais fotos com calma e com uma câmera melhor! Mesmo assim, ao vivo é bem mais legal!

THE WHITE TOWER – o castelo mais famoso do mundo

Tower of London white tower

Quando Guilherme, o Conquistador, invadiu a Inglaterra, em 1066, para reclamar o trono, ele mandou construir a Torre Branca (White Tower) para oprimir e amendrontar seus inimigos.

Aqui você vai encontrar uma imensa coleção de armas e armaduras, incluindo as de Henrique VIII, Charles I e James II.

Tower of London armour 2Tower of London armour Henry VIIITower of London armour

Também tem uma sala com simuladores onde você pode experimentar algumas dessas armas como o arco e flecha e até disparar um canhão. As crianças adoram!

TRAITOR’S GATE – o portão dos traidores e as torturas na Torre

Tower of London traitors gate
Traitor’s Gate

Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII e mãe da rainha Elizabeth I, foi uma das figuras mais importantes que passaram por esse portão. Ela foi acusada pelo rei de adultério e incesto e executada dentro da Torre. Dizem que seu fantasma ronda, com a cabeça embaixo do braço, querendo vingança contra o marido.

Tower of London monument to the dead

Tower of London monument to the dead close
O monumento desenhado pelo artista britânico Brian Catling para lembrar as execuções que aconteceram dentro da Torre de Londres.

A Torre de Londres também foi prisão, porém alguns dos prisioneiros tinham muitas regalias enquanto outros eram mantidos em solítárias, sem comida e em condições precárias e os acusados de traição eram até torturados.

Tower of London torture at the tower

Mais do que uma punição, as torturas eram um meio de interrogatório para obter informações que só foi usado entre os séculos 16 e 17.

Tower of London torture at the tower inside

Tower of London torture at the tower the rack
The Rack – o principal instrumento de tortura da Torre. As vítimas eram colocadas e esticadas por cordas amarradas às mãos e aos pés.

THE ROYAL BEASTS – as bestas reais

Tower of London lions

Tower of London lions close
As eculturas espalhadas pela Torre são da artista Kendra Haste.

Leões, tigres, elefantes, zebras, macacos e até um urso polar viveram dentro da Torre de Londres por mais de 600 anos.

Tower of London elephant

O zoo foi fundado no começo do século 13 quando era tradição reis e rainhas manterem animais exóticos como símbolo de poder e também para entreter a corte. Muitos desses animais eram presente de outros países da Europa.

Tower of London polar bear
Dizem que o urso polar ia pescar seu almoço no rio Tâmisa.

Infelizmente nem sempre eram bem tratados.

Em meados do século 19, os animais foram transferidos para o recém inaugurado zoológico de Londres.

THE RAVENS – os corvos

Conta a lenda que é preciso ter 6 corvos na Torre de Londres e que se um deles escapar o reino cairá!

Tower of London ravens close

Por isso, para garantir, são mantidas 7 dessas aves magníficas dentro da fortaleza. Para que elas não voem além das muralhas, suas asas são aparadas.

Os corvos fazem parte da lista de “staff” da Torre e todos têm nome. Um deles, George, até foi demitido por ter comido parte de uma antena de TV!

Tower of London ravens

Os pássaros comem carne crua e biscoito molhado em sangue. De vez em quando coelhos, com pelo e tudo o mais.

Mas não irrite os corvos senão eles roubam seu lanche!

THE CROWN JEWELS – as jóias da Coroa

Um símbolo da monarquia, a coleção tem mais de 20 mil jóias ainda hoje usadas nas cerimônias reais.

Tower of London crown jewels

Elas ficam dentro deste prédio, protegido pela guarda real. Não é possível tirar fotos.

Tower of London queens guard

Como é uma atração concorrida, as vezes a fila é bem grande, então recomendo chegar cedo e ir direto pra lá, antes de explorar o resto da Torre.

YEOMAN WARDER – os guardas da Torre de Londres

Antigamente eram como guarda-costas do rei e iam com ele para todo lugar. Até que Herique VIII decidiu que a Torre de Londres precisava de sua própria guarda.

Tower of London warder tour
Os Yeomen fazem tours pela Torre e estão incluídos no preço do ingresso.

Eles também são chamados de “Beefeaters” – quem conhece o famoso gin que tem a figura de um Yeoman no rótulo? Mas não se sabe ao certo por que. Alguns dizem que eles, por serem a guarda especial da Torre de Londres, podiam comer carne à vontade!

Tower of London warder
O uniforme dos Yeomen é no estilo Tudor e o de gala custa cerca de £7000 libras (quase R$30000 reais) pois é feito com fios de ouro.

Para se tornar um Yeoman é preciso 22 anos de serviço militar com uma patente alta e medalha por anos de serviços prestados e boa conduta, e ter entre 40 e 55 anos – talvez por isso eles sejam tão rabugentos.

Eu tenho até medo de falar com eles pois, apesar de posar pra fotos e fazer tours pela torre, eles podem ser bem grosseiros quando querem e eu já levei algumas “patadas”!

Tower of London warder tourists
Momento raro de simpatia

Tem muitas outras coisas para ver e aprender na Torre de Londres.

Você pode visitar os aposentos reais de Henry III e Edward I no Medieval Palace (Palácio Medieval). Confesso que já vi uma vez e não queria mais subir escadas – sim, prepare-se pois são muitas escadas!

Você pode também participar de uma encenação para ajudar a defender a Torre dos ataques de seus inimigos em 200 anos de conflitos na era medieval. Apesar de ser em inglês, as crianças que não entendem a língua também curtem bastante, porém algumas piadas só serão entendidas por adultos.

Tower of London defending the tower

Outra coisa bem interessante é a Ceremony of the Keys, que acontece todos os dias às 22h quando os guardas vêm fechar os portões da Torre. É possível assistir e é grátis, mas tem que reservar com muita antecedência. Já marquei para ir em abril de 2018, aguardem UPDATE!

Reserve pelo menos 2 horas para a visita.

O preço é meio salgado, mas vale super a pena.

Para chegar na Torre de Londres:

Metrô – estações de Tower Hill (linhas Circle e District) ou Tower Gateway (DLR)

River Bus (Thames Clippers) – uma boa opção, principalmente pra quem tem pouco tempo na cidade pois aproveita pra ver Londres por um outro ângulo. Pode pegar o barco no pier ao lado do London Eye e pagar com o Oyster Card – mas tem que ter dinheiro suficiente para a passagem.

Tower of London

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Reserve seu hotel através do Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão). 

E para saber onde comer, baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres” 

Curtiu? Deixe um comentário! Obrigada!

 

Anúncios

16 comentários Adicione o seu

  1. Já estive tantas vezes em Londres, mas nunca entrei na torre, por achar o ingresso muito caro mesmo! Mas adorei as fotos e a história! Acho que vale a pena ir pelo menos uma vez na vida! Na próxima vez que for a Londres vou visitar a Torre! Obrigada pelo incentivo através desse post!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pelo menos uma vez vale a pena.

      Curtir

  2. luakfs disse:

    Nossa, fui tantas vezes a Londres e nunca entrei na torre. Gostei muito de saber da história do lugar e fiquei com muita vontade agora que vi suas fotos…E quem disse que só as criaças vão gostar de arcos e flechas? Também quero! hahaha

    Curtido por 1 pessoa

  3. Tina, eu já fui a Londres 2 vezes mas nunca entrei na Torre porque também achava o ingresso salgado… mas depois de ler esse post estou arrependida! parece super legal… no fim do ano irei praí com meus pais, vou incluir a torre no roteiro. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que legal! Realmente é carinho, mas tem bastante coisa pra ver ! Acho que seus pais vão gostar.

      Curtir

  4. carlaalexmota disse:

    Este lugar é fantástico. Há tanto para aprender. Obrigada pela ajuda.

    Curtido por 1 pessoa

  5. angiesantanna disse:

    muito legal esse lugar, nunca tinha ouvido falar! agora tem q voltar ne!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Edson Jr disse:

    Tina, mais uma vez fomos para Londres e mais uma vez foi correria 😦 Sabe que não conhecemos ainda a Torre, só passamos na frente bem rápido. Vamos ver se no final do ano compensamos isso! E aproveitamos para tomar um café 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  7. Leo Vidal disse:

    Não consegui conhecer a Torre de Londres quando estive na cidade, infelizmente. Fiquei encantado com o visual da White Tower e os jardins.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Pedro disse:

    Oi Tina! Eu adoro esse lugar, mas faz muito tempo que visitei, já que, como você falou, o preço é bem salgado. Mas também acho que não pode ficar de fora de uma viagem a Londres. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  9. Claudia disse:

    Também acho caro kkkk. Adorei visitar por aqui e , olha só, as fotos ficaram ótimas!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah, mas ao vivo é bem melhor! Vale a pena!

      Curtir

  10. Achei essa torre bem interessante. Com certeza vai pro nosso roteiro quando formos à Londres.

    Curtido por 1 pessoa

  11. itamarjapa disse:

    Um lugar realmente incrível! Adorei as armaduras! Mas imagino que estas histórias de fantasmas e torturas deixam o ar do lugar pesado, não!? De qualquer forma, a visita deve ser uma experiência muito legal!

    Curtido por 1 pessoa

    1. São várias torres e o espaço aberto é tão legal que não da pra ficar pesado!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s