A galeria de arte da rainha
Pouca gente sabe, mas o Palácio de Buckingham tem uma galeria de arte.
Fui convidada para participar do Blogger’s Breakfast, um café da manhã para blogueiros, com direito à visitação especial da mais nova exposição, “Canaletto & the Art of Venice”, acompanhada pelas curadoras da galeria.
ATENÇÃO: Essa exposição está encerrada!
- A entrada fica na lateral do palácio, portanto pode ser visitada independentemente.
- Não entendo muito de arte, mas curto beleza e, sem dúvida, a Veneza de Canaletto é tão bonita quanto ao vivo.
Canaletto e a Arte de Veneza
Giovanni Antonio Canal, mais conhecido como Canaletto, nasceu em Veneza no dia 18 de Outubro de 1697.
Ele pintou vários quadros de sua cidade natal, alguns usando uma visão imaginária. Porém é muito difícil destacar o real da fantasia pois são obras de arte magníficas.
- “A Regatta on the Grand Canal” – a regata era realizada anualmente e aqui vemos uma corrida de gôndolas. Especatdores torcendo, muitos em bissone, um barco a remo típico veneziano usado em procissões, devidamente enfeitados. À esquerda está a macchina della regatta, um pavilhão flutuante que marcava a linha de chegada.
- A curadora explica o quadro “The Bacino di San Marco on Ascension Day” – o grande festival que celebra o casamento simbólico entre Veneza e o mar. Os espectadores assistem ao retorno do Bucintoro, o barco oficial dos doges, num dia ensolarado de primavera.
O pintor italiano viveu e trabalhou na Inglaterra de 1746 a 1756. Ele pintou muitos quadros para Joseph Smith, cônsul britânico em Veneza de 1744 a 1760 e patrono de vários artistas. Sua vasta coleção foi vendida para o rei George III, em 1762, e hoje pertence ao Royal Collection Trust.
Canaletto também era um excelente desenhista. Alguns desses desenhos eram estudos preparatórios para suas pinturas, mas muitos são obras acabadas e mostram os mais famosos monumentos de Veneza como o Grand Canal e a praça de San Marco.
- “The Campanile Under Repair” – A famosa torre de San Marco foi atingida por um raio no dia de São Jorge, em 1745. O desenho de Canaletto mostra os trabalhos de reparo. Essa foi uma das poucas vezes que ele desenhou na vertical, devido ao tamanho da torre.
A exposição também mostra quadros de vários artistas influenciados por Canaletto, entre eles, exibidos pela primeira vez, 4 retratos em pastel da artista veneziana Rosalba Carriera.
Esses 12 quadros dão a impressão de uma viagem pelo Grand Canal de Veneza.
Numa sala especial, um filme e uma imitação de gondôla para tirar fotos.
A exposição terminou no dia 12 de novembro de 2017.
Para chegar na galeria:
Endereço – Buckingham Palace, London SW1A 1AA
Estações de metrô mais próximas:
-
Victoria (linhas Victoria, Circle e District)
-
Green Park (linhas Jubilee, Piccadilly e Victoria)
-
St James’s Park (linhas Circle e District)
-
Hyde Park Corner (linha Piccadilly)
A-ME-I, Tina!
“Conheci” Canaletto em Praga e adorei! Curiosamente, em Praga os quadros retratavam Londres…..
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ele pintou vários quadros sobre Londres e Roma também. Que bom que gostou! Estava meio apreensiva de fazer um post sobre arte pois não é meu forte😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Imagino…. a gente nunca sabe quem serão nossos leitores!
hehehehehe
CurtirCurtido por 1 pessoa