UPDATE – Infelizmente, por causa da pandemia do Covid-19, o museu fechou suas portas permanetemente em 17 de março de 2020.
A primeira vez que ouvi falar do Body Words foi em 2002 quando fui a uma exposição em Londres. Levei meu sobrinho, que tinha 14 anos na época e estava passando um tempo comigo, e até hoje ele lembra e diz que foi uma das coisas mais fascinantes que já viu!
A exposição já rodou o mundo e foi vista por mais de 40 milhões de pessoas.
Em outubro de 2018 chegou a Londres novamente, desta vez num espaço permanente.
O que é Body Worlds
O médico alemão Gunther von Hagens, especilizado em anatomia, desenvolveu, no final dos anos 1970, a plastinação, uma técnica revolucionária para preservar o corpo humano.
Através da técnica é possível mostrar o que há debaixo da pele para que se possa observar a verdadeira estrutura anatômica dos músculos e orgãos, vendo como eles funcionam dentro de corpos humanos reais – anatomia como nunca se viu antes e acessível para todos!
Os corpos são doados por pessoas que querem contribuir para os ensinamentos.

O criador do BODY WORLDS, diz que “O propósito da plastinação desde o início foi científico, para educar estudantes de medicina. Mas o interesse que os leigos tinham nos espécimes plastificados me inspirou a pensar em criar exposições públicas, seguidas pela percepção de que eu tinha que oferecer um senso de estética elevado, para evitar chocar o público e capturar sua imaginação. Um museu no coração de Londres é o ponto alto do meu trabalho e da minha contribuição para abrir o coração ao nosso eu interior e nos fazer apaixonar pelo nosso próprio corpo. ”
A exposição
Mais do que uma exposição, aqui as peças não são obras de arte, mas uma lição para você entender o que é o ser humano.
No começo você recebe um áudio guia – por enquanto somente em inglês – para ouvir todas as explicações de como funciona o seu corpo e também maneiras de melhorar sua saúde.
São mais de 200 peças que exploram o processo de envelhecimento, dieta e colesterol, o coração e sistemas cardiovasculares, gravidez e reprodução, nos mais ricos detalhes.
Você pode observar a diferença entre orgãos saudáveis e doentes, mostrados lado a lado, e entender como as escolhas de estilo de vida afetam o corpo.

A exposição também tem experiências interativas como uma exibição de RCP onde os visitantes podem aprender como salvar vidas, um “aplicativo para fumar” que mostra o efeito do tabagismo sobre o corpo, monitores de pressão arterial e freqüência cardíaca e até mesmo um “espelho anatômico” onde você pode ver seu corpo inteiro e orgãos refletidos.
Os 25 corpos plastinados mostram uma série de movimentos e atividades para você ver como os músculos funcionam de maneiras diferentes.
Entre os plastinados de corpo inteiro da exposição, como são conhecidos, estão The Rearing Horse e Rider (um cavalo empinando em suas patas traseiras com seu cavaleiro, mostrando a diferença anatômica entre animal e humano), o Split Jumper (uma ginasta dando um salto no meio do ar), um tenista tentando um meio-voleio, um corredor de revezamento no meio da entrega para exibir o sistema muscular humano e o Poker Playing Trio visto no filme de James Bond, Casino Royale .
Frases para levantar o espírito e a auto-estima estão espalhadas em cartazes por toda a exposição.
No final tem um filme mostrando como é feita a técnica de plastinação que o Dr Gunther von Hagens usa para preservar os corpos.
Saí de lá totalmente fascinada!
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.