Body Worlds – uma experiência fascinante

Body Worlds book

A primeira vez que ouvi falar do Body Words foi em 2002 quando fui a uma exposição em Londres. Levei meu sobrinho, que tinha 14 anos na época e estava passando um tempo comigo, e até hoje ele lembra e diz que foi uma das coisas mais fascinantes que já viu!

A exposição já rodou o mundo e foi vista por mais de 40 milhões de pessoas.

Em outubro de 2018 chegou a Londres novamente, desta vez num espaço permanente.

Body Worlds

O que é Body Worlds

O médico alemão Gunther von Hagens, especilizado em anatomia, desenvolveu, no final dos anos 1970, a plastinação, uma técnica revolucionária para preservar o corpo humano.

Body Worlds mirror of life

Através da técnica é possível mostrar o que há debaixo da pele para que se possa observar a verdadeira estrutura anatômica dos músculos e orgãos, vendo como eles funcionam dentro de corpos humanos reais – anatomia como nunca se viu antes e acessível para todos!

Os corpos são doados por pessoas que querem contribuir para os ensinamentos.

Gunther von Hagens
O criador do BODY WORLDS, diz que “O propósito da plastinação desde o início foi científico, para educar estudantes de medicina. Mas o interesse que os leigos tinham nos espécimes plastificados me inspirou a pensar em criar exposições públicas, seguidas pela percepção de que eu tinha que oferecer um senso de estética elevado, para evitar chocar o público e capturar sua imaginação. Um museu no coração de Londres é o ponto alto do meu trabalho e da minha contribuição para abrir o coração ao nosso eu interior e nos fazer apaixonar pelo nosso próprio corpo. ” © 2019 BODY WORLDS London

A exposição

Mais do que uma exposição, aqui as peças não são obras de arte, mas uma lição para você entender o que é o ser humano.

No começo você recebe um áudio guia – por enquanto somente em inglês – para ouvir todas as explicações de como funciona o seu corpo e também maneiras de melhorar sua saúde.

Body Worlds exhibition

São mais de 200 peças que exploram o processo de envelhecimento, dieta e colesterol, o coração e sistemas cardiovasculares, gravidez e reprodução, nos mais ricos detalhes.

Você pode observar a diferença entre orgãos saudáveis e doentes, mostrados lado a lado, e entender como as escolhas de estilo de vida afetam o corpo.

Body Worlds lung
O pulmão da frente é de um não fumante e o de trás de um fumante (ao fundo tem também um pulmão com cancêr, mas preferi não mostrar).

A exposição também tem experiências interativas como uma exibição de RCP onde os visitantes podem aprender como salvar vidas, um “aplicativo para fumar” que mostra o efeito do tabagismo sobre o corpo, monitores de pressão arterial e freqüência cardíaca e até mesmo um “espelho anatômico” onde você pode ver seu corpo inteiro e orgãos refletidos.

Dá um play no vídeo para me conhecer melhor por dentro!

Os 25 corpos plastinados mostram uma série de movimentos e atividades para você ver como os músculos funcionam de maneiras diferentes.

Entre os plastinados de corpo inteiro da exposição, como são conhecidos, estão The Rearing Horse e Rider (um cavalo empinando em suas patas traseiras com seu cavaleiro, mostrando a diferença anatômica entre animal e humano), o Split Jumper (uma ginasta dando um salto no meio do ar), um tenista tentando um meio-voleio, um corredor de revezamento no meio da entrega para exibir o sistema muscular humano e o Poker Playing Trio visto no filme de James Bond, Casino Royale .

Frases para levantar o espírito e a auto-estima estão espalhadas em cartazes por toda a exposição.

No final tem um filme mostrando como é feita a técnica de plastinação que o Dr Gunther von Hagens usa para preservar os corpos.

Saí de lá totalmente fascinada! Não é barato, mas vale cada centavo!

Informações Úteis

Horários:

Aberto todos os dias do ano!

  • domingo a quinta – 9:30h às 19h
  • sexta e sábado – 9:30h às 21h

Endereço:

  • London Pavilion, 1 Piccadilly Circus, London W1J 0DA

Estação de metrô mais próxima:

  • Piccadilly Circus (linhas Piccadilly e Bakerloo)

Website:

https://bodyworlds.co.uk/

OBS: Não pode tirar fotos a não ser que você consiga um passe de imprensa, que foi o meu caso.

Body Worlds world

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.