Não me canso de falar que a maneira mais rápida de se locomover em Londres é de metrô.
São 270 estações e 11 linhas que se conectam entre si ou com outros meios de transporte como trens e ônibus.
Inaugurado em 10 de janeiro de 1863, The Tube, como é carinhosamente chamado pois seus túneis lembram tubulações, é o sistema de metrô mais antigo do mundo.
-
Em Londres a gente chama o metrô de UNDERGROUND e não SUBWAY
Os londrinos usam para ir trabalhar, para ir pra balada – inclusive algumas linhas operam 24 horas nos finais de semana – pra chegar ao aeroporto de Heathrow e às estações de trens que ligam Londres a outras cidades da Grã-Bretanha e da Europa.
E os turistas também se beneficiam desse meio de tansporte rápido – a velocidade média dos trens é de 33 Km por hora – para otimizar o tempo que têm para conhecer a cidade.
Porém é preciso observar algumas regras e etiquetas para que sua viagem ocorra sem estresse:
1 – Tenha sempre o Oyster à mão
Para economizar nas passagens, tanto de metrô quanto dos outros meios de transportes, você precisa adquirir um Oyster Card (o cartão do Departamento de Transportes de Londres).
Você precisa tocar o cartão tanto na entrada quanto na saída.
Para não tumultuar, principalmente na hora do rush, tenha sempre seu cartão à mão antes de chegar nas catracas e certifique-se que tem crédito suficiente para sua viagem.
2 – Não corra para pegar o trem
-
Com calma e tranquilidade você ainda curte os artistas que se apresentam dentro das estações de metrô.
O metrô de Londres, além de rápido, é eficiente e os trens passam, em média, a cada 2 minutos. Mesmo nos fins de semana o máximo que você espera é 5 minutos. Portanto não há necessidade de correr pois você pode se machucar ou machucar alguém!
Se por acaso houver algum problema coma a linha, tem sempre uma outra opção e os funcionários estão a postos para te direcionar.
3 – Mantenha-se à direita na escada rolante
Tem sempre um ou outro mais apressadinho que acha que as escadas rolantes são muito lentas ou então gostam de se exercitar. Mantenha-se à direita para que eles possam passar sem te derrubar!
4 – Fique atrás da faixa amarela
Somente as estações mais novas da linha Jubilee possuem porta dupla para a proteção de quem espera os trens na plataforma.
Fique sempre atrás da faixa amarela, principlamente quando o trem estiver se aproximando.
5 – Deixe as pessoas sairem primeiro
Já dizia a lei de Newton: “dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo”!
Por isso deixe os passageiros sairem do trem antes de entrar, mantendo-se na lateral da porta.
O trem naõ vai sair antes de você entrar! E se sair, vem outro logo atrás!
6 – Não coma dentro dos trens nem deixe lixo pra trás
Como boa descendente de italianos, só gosto de comer sentada em algum lugar confortável. Mas se você saiu apressado e levou seu lanche pra comer no metrô, tenha consideração com os outros passageiros ao comer!
E não deixe seu lixo nos assentos e nem no chão.
7 – Respeite os assentos preferenciais
Existem assentos destinados a pessoas que necessitam sentar, como idosos, deficientes, gestantes. Ninguém vai te proibir de sentar ali, porém fique atento para levantar e oferecer o assento para alguém que tenha direito aquele lugar.
O Departamento de Transporte também disponibiliza broches e carteirinhas para gestantes e pessoas que não podem ficar muito tempo de pé. Ceda seu lugar, mesmo que não esteja em um assento preferencial, pois educação não faz mal a ninguém!
Para aprender a andar no metrô e conhecer a cidade de uma maneira especial…
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.
Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis: