Exposição em Londres: Charles II, Art & Power

Arte e poder no reinado de Charles II

Fui convidada mais uma vez para o Bloggers Breakfast da The Queen`s Gallery no lançamento da nova exposição da galeria, Charles II: Art & Power.

the queens gallery charles II bloggers
Antes de explorarmos a exposião, um pequeno briefing da assessora de imprensa do RCT acompanhado de um café da manhã super gostoso.

É a segunda vez que participo do evento que reúne blogueiros e historiadores para uma prévia da nova exibição da galeria.

the queens gallery charles II curatorsFomos acompanhados por 2 curadores do Royal Colection Trust, o orgão que cuida da coleção de obras de arte da realeza britânica e gerencia a visitação das residências oficiais da rainha Elizabeth II.

The Lord Mayor's Water-Procession on the Thames circa 1683
“The Lord Mayor’s Water-Procession on the Thames” (circa 1683) – O quadro representa a procissão do prefeito da City of London, vista do terraço do palácio de Whitehall, residência oficial da monarquia em Londres desde o século 16. O palácio pegou fogo em 1698 e hoje só resta a Banqueting House. O autor da obra é anônimo.
Wenceslaus Hollar London after the fire
“London after the Fire” – Wenceslaus Hollar (dated 1667) –  Essa gravura é uma vista panorâmica de Londres após o Grande Incêncio de 1666. O rei Charles II nomeou o arquiteto Christopher Wren, juntamente com seis comissários, para literalmente reerguer a cidade das cinzas e o mapa acima foi usado como uma espécie de modelo.

A Restauração da Monarquia

Charles II se tornou rei após o fracasso do governo republicano inglês, que durou somente  uma década. Esse período ficou conhecido como Restauração, quando o então príncipe voltou do exílio para restaurar a monarquia no Reino Unido.

Charles I at his trial Edward Bower (d. 1667)
O rei Charles I pintado por Edward Bower no dia do seu julgamento. Acusado de traidor, tirano e inimigo do “Commonwealth of England”, o rei se recusou a reconhecer a legitimidade do Tribunal. Ele foi condenado e executado no dia 30 de janeiro de 1949. No quadro o pintor retrata o senso de dignidade do monarca, sentado na cadeira de veludo e usando seu chapéu e o manto da Ordem da Jarreteira (Order of the Garter), a mais nobre ordem da cavalaria britânica.
The Embarkation of Charles II at Scheveningen c.1660-70, Johannes Lingelbach
“The Embarkation of Charles II at Scheveningen” c.1660-70, Johannes Lingelbach – A cena mostra toda pompa da cerimônia de despedida de Charless II no porto de Scheveningen, na Holanda, onde ele passou os últimos anos de exílio, rumo à retomada do trono e restauração da monarquia britânica. Abaixo do quadro estão a declaração de Charles II, assinada no tratado de Breda, que selou seu retornou ao trono inglês, e medalhas comemorativas da Restauração.

O reinado de Charles II foi importante no patrocínio de grandes artistas da época

O monarca se preocupou em resgatar as obras de arte de seu pai e também repôr as que foram vendidas e destruídas .

Um comitê foi organizado para ordenar que qualquer pessoa em posse de objetos que perteceram ao rei Charles I os devolvesse imediatamente.

Charles II Ceremonial and ecclesiastical plate
Boa parte das Jóias da Coroa foi derretida pelo governo republicano e precisou ser refeita como os objetos que foram usados na coroação de Charles II.

Muitos quadros foram devolvidos e, somando as novas aquisições e os presentes recebidos, o rei tinha mais de 1000 pinturas. Muitas delas continuam a pertencer ao Royal Collection Trust.

Charles II art and power exhibition 2Charles II art and power exhibition

A coleção não só decorava os palácios reais, mas significava a glória da monarquia restaurada e reforçava a posição de poder do novo rei.

salts of exeter charles II
“The Exeter Salt” c.1630, Johann Hass – é um recipient para sal e outros temperos e foi presenteado ao rei Charles II na sua coroação pela cidade de Exeter para afirmar seu reconhecimento e lealdade ao novo monarca.

Um rei sexy e vaidoso

charles II coronation
Retrato de Charles II por John Michael Wright – apesar do rei estar vestido como no dia da coroação, em 1661, acredita-se que esse quadro foi pintado após 1670. O rei era muito vaidoso, uma espécie de playboy, “danadinho”, mas generoso, tolerante e bem humorado, e tinha a busca do prazer acima das virtudes materiais.

Charles II foi casado com a princesa portuguesa, Catarina de Bragança, mas teve várias amantes e muitos filhos ilegítimos, já que a princesa nunca conseguiu levar uma gravidez até o fim e não deixou herdeiros.

catarina de braganza
Catarina de Bragança por Jacob Huysmans (1662) – apesar de não ter sido uma rainha popular por ser católica, a princesa portuguesa deixou como herança aos ingleses o hábito de beber chá.
Charles II lovers
Charles II, sua esposa e suas amantes

A exposição fica aberta até 13 de maio de 2018.

Endereço – Buckingham Palace, London SW1A 1AA

Estações de metrô mais próximas:  

  • Victoria (linhas VictoriaCircle e District

  • Green Park (linhas JubileePiccadilly e Victoria)

  • St James’s Park (linhas Circle e District)

  • Hyde Park Corner (linha Piccadilly)

Mais informações e compra de ingressos no site:

https://www.royalcollection.org.uk/visit/the-queens-gallery-buckingham-palace

the queens gallery charles II

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Reserve seu hotel através do Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão). 

E para saber onde comer, baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres” 

Curtiu? Deixe um comentário! Obrigada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s