Londres a pé ou de táxi?

Angélica que me desculpe, mas eu não vou de táxi! Vou de metrô!

Willesden Green station

Pra quem ainda não sabe, eu faço passeios guiados por Londres e posso afirmar que a melhor maneira de conhecer a cidade é a pé e usando transporte público.

Às vezes encontro resistência de alguns clientes (mal) acostumados a só andar de carro no Brasil e nos Estados Unidos. Alguns até vêm de Paris onde o guia os levou para um passeio de automóvel.

Mas em Londres dirigir é ficar preso no trânsito, enfrentar ruas estreitas de mão dupla, não ter onde estacionar, enfim, um estresse desnecessário!

london underground central line

Claro que as vezes tem probleminhas no metrô e na hora do rush é bem cheio, mas se você está de férias, pode se programar para evitar o tumulto e até esperar por um trem mais vazio.

metro vazio
Sempre que dá eu me programo pra pegar o trem assim, vazio!

Eu uso o metrô para ir até um ponto e faço a maior parte do passeio a pé, sem pressa, apreciando bem essa cidade incrível.

london eye cab england

Porém tive clientes que insistiram em pedir Uber e a experiênia não foi nada boa. A cidade é complexa, mesmo quem mora aqui há anos precisa usar mapas para se localizar. Os motoristas não são treinados e alguns falam mal o inglês.

PSAZLON001_1_o
© Crown Copyright – página do livro A-Z que a gente usava antes dos aplicativos.

Na experiência mais recente tivemos que cancelar o primeiro carro pois, apesar de termos colocado o endereço, com nome da rua e número do prédio, ele não conseguiu nos achar e também não podia ligar pois meu cliente pediu pelo celular dele, com número do Brasil. Pedimos então do meu celular e, de novo, a motorista ia passando direto. Tivemos que correr e atravessar a rua para pegar o carro. A moça estava super nervosa e dirigia muito mal!

O tempo perdido e o estresse não compensaram – no aplicativo dizia que de Uber levaria metade do tempo do que de metrô, mas acabou levando o dobro! 

red bus kombi black cab
Ônibus só em trajetos curtos senão você acaba com dor nas costas ou passa mal com o calor e o cheiro ruim!

Se você precisa de um táxi, recomendo os oficiais de Londres pois os motoristas tem certificado e fazem um curso de 4 anos para tirar a licensa.

Porém é muito difícil conseguir pegar um black cab, como são chamados, na rua. Existem aplicativos, mas o preço fica bem salgado.

pink cab
Hoje em dia tem “black cab” de todas as cores!

Eu indico o Carlos, um brasileiro que tem um black cab. Além de ser super competente, mora em Londres há mais de 20 anos e é uma simpatia. Meus clientes que fizeram traslados com ele aprovaram!

Carlos
brazilian_black_cab_driver

Mas insisto, pegar táxi só para transfers com malas e em casos de emergência.

Existem também os serviços de mini cab, que são carros particulares com licensa para levar passageiros, porém esses só podem ser pedidos por telefone ou se você passar por um escritório. Alguns hotéis e restaurantes tem um mini cab local para chamar.

mini cab office

As empresas que anunciam na internet serviços de motorista particular devem ser verificadas pois muitas terceirizam o atendimento e você pode pegar um motorista sem seguro ou licensa. Pode ser o cara mais simpático do mundo, mas você acaba incentivando uma prática ilegal.

Recomendo o Anderson da Vip Turismo para quem quer o conforto de um motorista particular.

bike stationUma outra opção são as bicicletas. Você pode alugar e passear pela cidade, mas sempre com muito cuidado, lembrando que o trânsito aqui é ao contrário! 

bikes regent street night

E se você tem pouco tempo, que tal um passeio no barco-ônibus para admirar Londres por um ângulo diferente enquanto vai de um ponto a outro?

GalaxyTowerBridgeLondon_750-170a7375e4
https://www.thamesclippers.com/

Enfim, ponha um tênis confortável e venha conhecer Londres a pé. Você economiza, não se estressa e ainda faz um exercício.

E se chover, entra num museu ou compra uma capinha bacana, afinal você não é feito de açúcar. Veja o post com dicas do que fazer em Londres com chuva.

capa de chuva

Para ver outras dicas, clique aqui.

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados com guia brasileira e roteiros personalizados com apoio local de quem mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.

Reserve seu hotel através do Booking.com (você não paga mais caro reservando pelo link do blog e eu ganho uma comissão). 

E para saber onde comer, baixe GRÁTIS o guia “100 Restaurantes em Londres” 

Curtiu? Deixe um comentário! Obrigada!

 

Anúncios

16 comentários Adicione o seu

  1. Tati Marques disse:

    Isso aí Tina, Londres só a pé ou de metro! ❤ Sempre aproveito para fazer todo o exercício que não faço o resto do ano 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ah eu amo demais essa cidade! Pena que o mundo é tão vasto e raramente conseguimos encontrar um voo que seja interessante para voltar até Londres. Belas fotos! Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Londres é cidade pra andar… e amar! Foi uma surpresa saber que algumas pessoas fazem tour de carro em Paris, porque nem lá nós recomendamos usar automóvel! rs
    A única vez que usamos um black cab em Londres, perdemos nosso compromisso! rsrs Nunca mais!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pra conhecer um lugar de verdade a opção nunca deve ser taxi, na minha opinião. Prefiro me perder, pegar metrô errado, é muito mais divertido descobrindo as coisas. Adorei a matéria, parabéns!

    http://viajantecolorido.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada! Mas você não precisa se perder em Londres. É só me contratar como guia 😉

      Curtir

  5. silviamedina disse:

    Bom saber que tem um brasileiro por lá! Obrigada pelo post tão completo. Eu sempre fiz Londres a pé ou de metro tbém. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  6. Tina, você tem toda razão. Aliás, nem nos maiores centros eu acho que devemos pegar táxi ou alugar carro para conhecer a cidade. Conhecer a pé ou de bike é sempre a minha primeira opção, em cidades maiores como Londres e Paris um metro vai bem, claro. Mas ficar presa no trânsito jamais!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Bruno Miguel disse:

    Muito bom, nós tentamos usar o transporte público sempre que disponível onde quer que seja… E com certeza, se tem uma estrutura boa como Londres, não tem porque não usar! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  8. mesmo morando na cidade e visitando bastante nunca utilizei o táxi, acho um desperdício, afinal a malha ferroviária e o transporte público é excelente, até pra ir ao aeroporto é melhor usar o trem! ótimo post!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Andrea disse:

    Metrô é sempre uma ótima opção de locomoção….as vezes apenas limita pois não conhecemos a cidade “por cima”…mas quando o negócio é somente ir de um lugar para o outro tb faço isso. Obrigada por compartilhar.

    Curtido por 1 pessoa

  10. lid costa disse:

    A pé ou de metrô (tube, como eles dizem ne rs). Concordo com você Tina, o trânsito pode ser bem caótico, utilizo ônibus todo dia e sei bem como pode atrasar a vida do viajante que apenas tem alguns dias para desfrutar a cidade. Metrô apesar de ser um pouco mais caro que o ônibus é o método mais eficiente para se deslocar em grandes distâncias.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Sónia Justo disse:

    Adoro Londres e acho que você tem toda a razão, eu visito Londres muitas vezes e ando sempre a pé e de metro. Táxi só apanhei uma vez numa emergência, um black cab, super simpático mas o preço ficou bem elevado.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Renata Inforzato disse:

    Tina esse seu post é indispensável pra quem vai a Londres. Como vc disse, os brasileiros são mal acostumados a usar carro e esquecem que aqui na Europa a história é outra. Esses que fizeram passeio guiado de carro em Paris entraram numa furada porque o trânsito aqui é tão ruim quanto o de Londres

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é, esses dias fiz tour com motorista! Fiquei mais cansada e frustrada pois não consegui mostrar nada direito! Uma correria danada!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s