Design e moda através dos séculos
O V&A é o maior museu do mundo dedicado à arte, moda e design, com um acervo de mais de 4 milhões de objetos entre cerâmica, jóias, móveis, objetos medievais e a maior coleção de esculturas renascentistas italianas fora da Itália, distribuídos em 145 galerias.
São 5000 anos de história da arte, da antiguidade até os dias de hoje, que mostram a influência das culturas da Europa, América do Norte, Ásia e norte da África no mundo do design e da moda.
- A influência da França de Luís XIV na decoração
- Um quarto moderno do século XVII
- No século XVII, os relógios eram o grande exemplo da tecnologia européia.
- Um pequeno teclado portátil do século XVII. A pintura no interior da tampa se refere à lenda grega de Arion, que conta a história de um cantor que foi salvo por um golfinho após ter sido jogado ao mar por piratas em um navio.
- A cabeça de um boi, esculpida em mármore em cima de um troco de madeira é um tanto curiosa. Dentro da cabeça tem uma pedra que parece ser o cérebro do animal. Em 1933, o Museu de História Natural confirmou que se trata de um osteoma de algum mamífero grande.
- Eu adoro um espelho e os homens do século XVII também pois tinham todo um ritual para se arrumar, as vezes com platéia presente!
Deu pra notar que eu babei na galeria do século XVII!
Mas juro que tem muito mais coisas, só não dá pra por foto de tudo!
- Do século XVII pro século XX – cadeira em vidro do artista americano Danny Lane
A coleção de roupas e acessórios é a mais completa da Grã-Bretanha com cerca de 14000 modelos.
- França
- Moda anos 1920
- Anos 50-60
- Anos 90-2000
- Sapatos Meadham Kirchhoff (2011)
Um pouco de história
O museu foi fundado em 1852 e era chamado South Kensington Museum.

Criado para educar designers, fabricantes e o público em geral teve como seu maior incentivador o Príncipe Albert que, após a “Grande Exposição” de 1851, a primeira exibição internacional de desgin do mundo, pediu que os lucros do evento fossem usados para criar museus e faculdades dedicados ao ensino da arte e da ciência.
O nome mudou para Victoria and Albert Museum em 1899, quando a rainha Victoria fez sua última aparição pública para inaugurar a pedra fundamental do prédio novo.
O Café
Como em quase todos os museus de Londres, tem um Café (ou dois, ou três).
Mas aqui é um “café-museu”!
A idéia foi do primeiro diretor, Henry Cole, que queria, além de seduzir os visitantes com cheiros deliciosos, incentivar as pessoas a admiriar arte e cultura.
As salas são ricamente decoradas refletindo os gostos ecléticos da era vitoriana.
Meu Cristo Redentor
Eu o chamava de meu Cristo Redentor pois foi a primeira vez, em mais de 25 anos morando em Londres, que fui visitá-lo! Sabe aquela história, “eu moro aqui, posso ir a qualquer hora” e nunca vai? Pois é! Assim como eu, carioca da gema, só fui visitar o Cristo Redentor depois que já estava morando em Londres, quando fui ao Rio de férias!
- The Ceramic Staircase, feita de mosaicos de terracotta vitrificada com desenhos de figuras das mitologias grega e romana, criada pelo professor de arte e decoração, Frank Moody, e seus alunos da South Kensington School, entre 1864 e 1869.
Porém é preciso mais de uma visita para conhecer bem o museu V&A e com certeza não vou demorar mais 25 anos para voltar!
Como em vários museus de Londres, patrocinados pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte, a entrada é gratuita, salvo algumas exposições temporárias para as quais é preciso comprar ingressos.
- Entrada principal pela Cromwell Road
O V&A fica na Cromwell Road, ao lado dos museus de História Natural e da Ciência, com entrada pela Exhibition Road também, e fica aberto diariamente das 10h às 17:45h.
Às sextas fica aberto até às 22h, mas algumas galerias fecham após 17:30.
O museu fecha nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Para chegar ao V&A, use a estação de metrô de South Kensington (linhas Circle, District e Piccadilly) – tem um túnel que sai praticamente dentro do museu.
- Hall da entrada principal com candelabro de vidro do escultor americano Dale Chihuly
Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.
Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis: