Aeroportos de Londres

Nenhum comentário

Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo, recebendo cerca de 300 milhões de turistas por ano.

Quem vem de avião pode chegar em um dos 5 aeroportos onde pousam vôos vindo de todas as partes do globo.

Dois desses aeroportos são dentro da Grande Londres (Heathrow e City Airport) e os outros 3 ficam fora do perímetro urbano, mas tem fácil acesso à cidade.

Nesse mapa você tem uma noção da distância entre os aeroportos e o centro de Londres e também indicação das estações de trem e da rodoviária onde vocês chegam a partir desses aeroportos:

1 – Aeroporto de Heathrow

Heathrow

Fica a cerca de 30 KM do centro de Londres, na parte oeste da cidade, e é o maior e principal aeroporto da capital britânica e mais movmentado da Europa.

Heathrow recebe mais passageiros internacionais do que qualquer outro aeroporto do mundo – 190.000 pessoas transitam pelos 5 terminais diariamente.

Como ir do aeroporto de Heathrow ao centro de Londres:

Heathrow Express

O trem expresso parte do aeroporto entre 5h e 23:55h e chega na estação de Paddington em cerca de 15 a 20 minutos.

Se você estiver chegando nos terminais 2 ou 3, siga as indicações para a estação Heathrow Express.

No terminal 5, a estação fica no subsolo e você pode descer por elevador ou escada rolante.

No terminal 4, pegue o transporte gratuito para os terminais 2 e 3 de Heathrow (partidas a cada 15 minutos, tempo de viagem 4 minutos). De lá, pegue o serviço Heathrow Express para London Paddington.

Trem

Existem vários outros trens para Londres (Paddington), fazendo conexões em Hayes & Harlington, Southall, Hanwell, West Ealing e Ealing Broadway, partindo de Heathrow Central (terminais 2, 3 e 4) e o tempo de viagem  é de cerca de 25 minutos até Paddington.

Se você chegou no terminal 5, tem um serviço gratuito até Heathrow Central. 

Você pode usar o Oyster (sistema Pay As You Go), cartão por aproximação (contacless) ou comprar a passagem unitária.

Metrô

A linha Piccadilly conecta o aeroporto de Heathrow ao centro de Londres e ao resto do sistema de metrô.

É mais barato que o Heathrow Express e os outros trens, mas leva mais tempo – cerca de 50 minutos até Piccadilly Circus.

Existem três estações de metrô no aeroporto de Heathrow, servindo os terminais 1-3, 4 e 5.

Ônibus

Você pode pegar o ônibus do National Express até a estação rodiviária central (Victoria Coach Station).  A viagem leva entre 40 e 90 minutos, dependendo da rota. Algumas rotas param em Hammersmith ou Earl’s Court. Os serviços de Heathrow começam aproximadamente às 4h20 e funcionam até 22h20. 

A Easybus também opera um serviço da estação central de ônibus do aeroporto de Heathrow para Shepherd’s Bush, que continua até a estação Waterloo.

À noite, entre 23h30 e 5h (dependendo do dia da semana), o ônibus noturno N9 sai a cada 20 minutos para o centro de Londres (Trafalgar Square). O tempo de viagem é de 75 minuto e você paga o preço da tarifa padrão (£ 1,50), mas precisa ter um Oyster Card pois os ônibus comuns não aceitam dinheiro.

2 – Aeroporto de Gatwick

Gatwick

O segundo maior aeroporto de Londres fica a cerca de 45 KM ao sul da cidade e opera vôos para 228 destinos em 74 países a partir de 2 terminais.

A maneira mais rápida de ir do aeroporto ao centro de Londres é usando o Gatwick Express. Os trens partem a cada 15 minutos entre o Terminal Sul e a estação de trem de Victoria, em Londres, das 5h às 00h30 e a viagem dura 30 minutos.

Outros serviços de trem são operados pela Thameslink para Blackfriars, City Thameslink, Farringdon e St Pancras International.

A Southern também oferece serviços regulares de trem durante o dia, de Gatwick a London Victoria, via East Croydon e Clapham Junction.

Você também pode optar pelos ônibus da National Express e Easybus, que levam cerca de 80 minutos até o centro de Londres.

3 – Aeroporto de Stanstead

Stansted

Localizado a noroeste, a cerca de 64 KM do centro de Londres, é onde chegam a maioria dos vôos das companhias  “low cost” vindos da Europa e do Mediterrâneo.

O Stansted Express é o meio mais rápido para o centro de Londres. Os trens partem da estação ferroviária, localizada logo abaixo do terminal do aeroporto, a cada 15 minutos, entre 5h30 às 0h30. O tempo de viagem para a estação de Liverpool Street é de 47 minutos e 36 minutos para a estação Tottenham Hale.

Alé do National Express e do Easybus, a empresa Terravision também oferece serviço de ônibus para o centro de Londres (Victoria Coach Station, Liverpool Street e Stratfrod) por preços mais em conta.

ATENÇÃO – os Black Cabs, táxis oficiais de Londres, não operam a partir de Stansted, mas você pode pegar um mini cab (cheque a página do aeroporto para mais informações).

4 – Aeroporto de Luton

Luton

Também localizado a noroeste de Londres e a 56 KM do centro da cidade, o aeroporto de Luton recebe cerca de 10 milhões de passageiros por ano e é onde estão baseadas várias companhias aéreas “low cost”.

Existem trens frequentes para Londres a partir da estação de Luton Airport Parkway que fica a cerca de 10 minutos do aeroporto astravés de um serviço de shuttle gratuito.

De lá você chega no centro de Londres em apenas 21 minutos com os trens East Midlands.

A Thameslink também opera trens diretos para Blackfriars, City Thameslink, Farringdon e St Pancras International e a viagem para Londres do aeroporto de Luton, incluindo a transferência de ônibus, dura aproximadamente 40 minutos.

Localizados na saída do terminal estão os ônibus da National Express, Easybus, Terravision e Greenline e a viagem até o centro de Londres dura cerca de 75 minutos. Os ônibus fazem paradas em vários pontos da cidade, incluindo Brent Cross, Finchley Road, Baker Street, Oxford Street e Victoria Coach Station. Para saber qual o melhor, cheque os links dos sites das companhias no final do post.

Cuidado ao pegar taxis na saída do aeroporto, use sempre motoristas autorizados e certificados.

5 – City Airport

City Airport

É o aeroporto mais próximo ao centro de Londres (menos de 10 KM) e apenas 4,8 KM de Canary Wharf.

Por ser um aeroporto pequeno, as chegadas e partidas são bem mais rápidas e por isso é usado para vôos de curta distância, principalmente em viagens de negócios para a Europa, e vôos especiais para Nova York, das companhias aéreas British Airways, Alitalia, Blue Islands, CityJet, KLM, Lufthansa, Luxair, Sky Work e Swiss International Airlines.

Você pode chegar ao centro da cidade de metrô fazendo uma conexão com o DLR – estação London City Airport – que vai até a estação de metrô de Canary Wharf (linha Jubilee).

As rotas de ônibus locais que servem o aeroporto são a 473 (Stratford, Silvertown, North Woolwich e Estação Prince Regent DLR) e a 474 (Canning Town, North Woolwich e East Beckton via Silvertown) lembrando que ônibus só aceitam Oyster Cards ou contactless.

As fotos são do Facebook da cada aeroporto.

Minhas dicas:

  • Se você tem muitas malas, evite o metrô, principalmente se tiver que fazer troca de linha.
  • Os trens expressos são rápidos, mas se você estiver com um grupo de mais de 3 pessoas e sua acomodação ficar longe das estações onde eles chegam, é mais fácil e barato pegar um táxi.
  • Evite Uber pois eles não podem parar próximo aos terminais e as vezes é difícil encontrar o “pick up point”.
  • Para transfers com conforto e segurança eu indico Brazilian Black Cab Driver e Londres Chauffeurs.

Websites:

Veja os posts:

BA T5 Heathrow

Vem passear comigo em Londres!

Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!

Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento,

Para descontos nas melhores atrações de Londres e os melhores hotéis:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.