Londres é a viagem dos sonhos de muita gente!
Para que esse sonho se realize sem estresse, preparei dicas de 10 coisas importantes pra você saber antes de vir pra Londres:
1 – Visto de entrada
Se você está vindo somente para passear e turistar, não é preciso visto. Porém isso não garante a sua entrada.
Aconselho ter em mãos:
- passagem de volta ao Brasil
- uma carta, em inglês, do seu empregador ou escola confirmando que você está de férias
- comprovante de residência no Brasil
- o endereço da sua acomodação em Londres – se for ficar em casa de amigos ou familiares, é bom também ter uma carta explicando que você vai se hospedar com eles e o número de telefone para contato
Mas só entregue o que pedirem pois muitas vezes eles só perguntam de onde você está vindo, o que veio fazer e quanto tempo vai ficar!
Não fique e nervoso e somente responda às perguntas sem se estender e dar muitas explicações.
Outra dica importante: não use o celular até passar pela imigração pois pode levantar suspeitas!
Porém se estiver vindo para estudar ou morar, certifique-se que tem o visto correto e toda documentação recebida pela Embaixada Britânica no Brasil.
Mais informações no site:
https://www.gov.uk/browse/visas-immigration
2 – A moeda
Não, aqui não se aceita Euros (com raríssimas excessões).
A moeda local é a libra esterlina, ou pound, como se diz em inglês.
A menor nota é de 5 libras e a maior de 50 libras. As notas de 5 e de 10 libras são feitas de polímero.
As moedas são chamadas de “pi” que é o diminutivo de penny/pence (singular/plural) e tem de 1 penny, 2, 10, 20 e 50 pence, 1 e 2 libras.
Utilize suas moedas sempre e espere até por 1 penny de troco pois eles fazem questão.
Aqui também se aceita cartão de crédito/débito pra quase tudo. Aliás, hoje em dia tem muito lugar que não aceita mais dinheiro em espécie.
O cálculo para gastos diários é de £50 a £100 libras (excluindo acomodação).
Mas você pode gastar bem menos se souber aproveitar o que a cidade oferece de graça e as promoções.
3 – Língua
Londres é uma cidade multi-cultural e aqui são faladas mais de 300 línguas. O londrino tem a maior paciência com os estrangeiros, por isso não se acanhe e pergunte se você não entender de primeira pois os sotaques também são bem variados.
Se você está acostumado ao inglês americano, abaixo uma listinha de palavras que aqui são bem diferentes lá da terra do tio Sam:
- Loo/toilet = bathroom
- Cheers = thanks
- Lift = elevator
- Queue = line
- Bin = trash
- Fag = cigarette
- Cashpoint = ATM
- Trainers = tennis shoes
- Trouser = pants
- Pants = underware
- Zebra Crossing = Pedestrian Crossing
- Chemist = Drug Store
- Biscuit = cookie
- Chips = french fries
- Crisps = chips
- Petrol = Gas
E lembre-se que pode ter alguém que fale português por perto, por isso muito cuidado com o que você vai dizer.
4 – Conectando seus aparelhos
Aqui a tomada também é bem diferente, não tem igual em nenhum outro lugar do mundo, portanto você vai precisar de um adaptador para ligar seus aparelhos, carregar celulares, etc. Pode comprar ao chegar no aeroporto ou em lojas de souvenirs espalhadas pela cidade. Algumas filiais da rede de farmácia Boots também vendem. Porém é sempre mais garantido trazer um na mala, daqueles universais. Em último caso, se chegar tarde, pergunte na recepção do hotel . No caso de portos USB, alguns hotéis têm nas próprias tomadas.

5 – Comida
Em Londres você encontra restaurantes de todos os lugares do mundo e de todos os preços.
Muitos dos meus clientes chegam aqui após vários dias viajando pela Europa e pedem “comida de verdade”, principalmente arroz! Como os ingleses comem muita batata, você não vai encontrar “porção de arroz” no menu. O arroz geralmente é acompanhamento de pratos asiáticos.
Sempre indico aos meus clientes provar as comidas típicas e fazer pelo menos uma refeição em um Pub.
Os mercados de rua também oferecem uma variedade enorme de comidas do mundo todo.
Outra dica é fazer como os locais e comer sanduíche ou salada na hora do almoço e jantar à noite pois assim economiza e não perde muito tempo durante o dia para aproveitar bem os passeios.
Existem vários “fast food” saudáveis, portanto passe longe de McDonald’s e Burger Kings!

6 – Mão Inglesa
Você já deve ter ouvido falar em “mão inglesa”. Aqui os carros andam na mão inversa a do Brasil, portanto muito cuidado ao atravessar a rua. Pra garantir, olhe sempre para os dois lados.
Tem também a “zebra crossing”, a faixa de pedestre, onde os carros param para você atravessar. Mas sempre certifique-se que vão parar pois pode vir alguém distraído.

7 – Previsão do Tempo
As pessoas costumam associar Londres ao fog e dizer que é uma cidade fria e cinza onde chove o tempo todo.
Isso não é verdade!
Apesar do tempo cinza e chuvoso ser uma característica, aqui também fazem lindos dias de sol e, acredite, calor!
E a chuva não chega a atrapalhar os passeios.
Porém o tempo é imprevisível e pode mudar a qualquer momento, chegando a fazer as 4 estações do ano em um só dia, portanto venha preparado!
Veja os posts:
8 – Atrações Grátis

Já dizia o escrito inglês Samuel Johnson: “quando alguém está cansado de Londres, está cansado da vida pois há em Londres tudo o que a vida tem pra oferecer”!
E muitas dessas coisas são GRÁTIS!
Além dos parques, mercados e arte de rua, a grande maioria dos museus e galerias de arte tem entrada gratuita – à parte algumas exposições temporárias onde é preciso comprar ingresso.
Sem falar que Londres, em si, é uma grande atração e simplesmente caminhar pelas ruas já deixa você encantado por essa cidade extraordinária com uma arquitetura incrível onde prédios históricos se misturam com construções ultra modernas!
9 – A melhor maneira de conhecer a cidade
O transporte público em Londres é super eficiente e portanto a maneira mais rápida de se locomover de um ponto a outro é o metrô.
São 11 linhas e 270 estações, cobrindo 420 quilômetros, que te levam a qualquer parte da cidade ou conectam com ônibus e trens para zonas mais afastadas do centro.
ATENÇÃO:
- O metrô aqui chama UNDERGROUND.
- SUBWAY são as passagens subterrâneas para atravessar as ruas.
Algumas pessoas que me pedem orçamento querem fazer o passeio de carro por não conhecerem a cidade – além do trânsito caótico do centro, não há lugar para estacionar. O motorista vai te deixar num lugar e pedir pra você voltar em alguns minutos ou te buscar em outro lugar e você vai ter que se virar pra se achar.
Se você não tem problema de locomoção, recomendo ir de transporte público até algum ponto e depois caminhar, pois essa é a melhor maneira de explorar a cidade. Tem sempre um parque, um café ou um banco de praça para sentar e descansar. E tem bastante acessibilidade para deficientes físicos.
-
Veja alguns fatos sobre o metrô de Londres
-
Veja o post Metrô X Táxi
-
Veja o post sobre acessibilidade
Para usar o transporte público de Londres é preciso ter um Oyster Card, um cartão pré-pago. Você pode adquiri-lo nas máquinas nas estações de metrô ou em Visitor Centres.
Ou pode também usar seu cartão de crédito/débito Contacless (por aproximação) que é bem mais prático e você paga a mesma coisa que no Oyster (menos a taxa de £5 libras para adquirir o cartão).
ATENÇÃO – as máquinas não aceitam notas de 50 libras
10 – Guia
Por último, mas não menos importante, contrate uma guia para te levar pra conhecer o melhor que a cidade tem para oferecer, sem correria, sem estresse.

Vem passear comigo em Londres!
Passeios guiados privados e personalizados com apoio local de uma guia brasileira que mora em Londres há mais de 20 anos!
Mande e-mail para info@londrespravoce.com ou clique em Contato para maiores informações e orçamento.
Daquelas listinha perfeitas que ajudam a qualquer marinheiro de primeira viagem! Adorei!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!
CurtirCurtir
Excelente artigo pormenorizado sobre quem deseja ir a uma das mais fantásticas cidades da Europa!!parabens
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!
CurtirCurtir
Que lista mais perfeita! Cheia de detalhes! Eu ainda não conhecia estas diferenças na língua. Com certeza vou checar aqui antes da minha próxima passadinha em Londres!
CurtirCurtido por 1 pessoa
A língua é bem diferente mesmo! Mas todo mundo se entende!
CurtirCurtir
Adoro Fish and Chips e achei suas dicas super úteis para quem visita Londres. Uma das coisas que mais adoro é essa infinidade de opções gastronômicas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vem comer um Sish and Chips comigo que vou aí comer uma pizza contigo!
CurtirCurtir
Adorei esse post! Sou doida para conhecer Londres 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Estou bem informado sobre Londres, cidade que já visitei várias vezes. E não canso de voltar 🙂 De qualquer forma, belas dicas, principalmente para quem não é Europeu.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pode dizer que eu deixei meu teclado todo babado depois que vi a foto do fish&chips?! Ai Londres, tão cara pra nós meros mortais brasileiros, porém tão necessária 😀 Como lidar né, só indo mesmo kkk abração!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Londres não é tão cara… é psicológico por causa da libra 😉
CurtirCurtir
Eu tenho muita vontade de voltar a Londres. Passei uma semana deliciosa por ai. Gosto muito desta coisa da gastronomia internacionalizada, de poder caminhar, dos museus gratuitos e do sistema de transporte público que funciona. 🙂 Um dia eu volto!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Volta sim! E vamos tomar um chá juntas!
CurtirCurtir
Muito bom post! Este tipo de listinha sempre vem bem!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Tina, post completinho! :-O Muita dica importante para quem vai para Londres e não sabe os detalhes… E meo, como assim ainda não conheço a Abbey Road!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não creio! Precisamos corrigir esse erro!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, que legal essas dicas! Eu nem sabia de algumas delas! Mas realmente é sempre melhor prevenir do que remediar e estar com os documentos todos certinhos para não ter perigo de ser questionado né? Amei as dicas! Sou apaixonada por Londres!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz que gostou!
CurtirCurtir